Iomerê trabalha Educação Inclusiva
Com o objetivo de apoiar as transformações dos modos de ensino em sistemas educacionais inclusivos, promovendo formação de gestores e educadores nos municípios Catarinenses, aconteceu em Lages SC, entre os dias 08 a 12 de agosto, o II Seminário de Educação Inclusiva :Direito a Diversidade.
O município de Iomerê esteve representado pela coordenadora Educacional Nádia Scur e Veridiana Zanetti – professora responsável pelo Atendimento Educacional Especializado.
De acordo com os assuntos abordados no Seminário, o município de Iomerê esta no caminho certo para que aconteça a inclusão, embora este seja um processo lento e contínuo, o Município deve se aprimorar sempre mais, buscando melhorar as práticas pedagógicas, para promover a educação inclusiva em todos os níveis de ensino.
De acordo com a Constituição Federal de 1988, a Educação é direito de todos. Para tanto, pessoas com deficiências devem ter acesso ao ensino inclusivo de qualidade e gratuito, em igualdade de condições com as demais pessoas na comunidade em que vivem .
Alunos com necessidade educacionais especiais devem ter acesso a escola regular com orientação inclusiva constituindo assim meios mais eficazes de combater atitudes discriminatórias. Para isso se faz necessárias mudanças nas práticas educacionais e de gestão promovendo uma reestruturação das escolas de ensino regular e da educação especial.