Decreto regulamenta incentivos do Programa de Melhoramento Genético em Bovinos de Leite

11/08/2010

O Executivo Municipal lançou nesta semana Decreto número 1018  regulamentando a aplicação da Lei Municipal número 584 de abril de 2010, que concede incentivos financeiros aos produtores rurais do Município, para investimentos em genética da produção leiteira.

De acordo com a norma instituída pela Prefeitura, a Administração Municipal poderá ajudar com valor de até dose doses de sêmen para cada propriedade. Para isto, os produtores rurais precisam formalizar cadastro dos animais junto à Secretaria Municipal de Agricultura e apresentar laudo veterinário do acasalamento e a nota fiscal da aquisição dos semens.

Os recursos fazem parte da proposta lançada no mês de maio deste ano, através do Programa de Melhoramento Genético (PROMEGE) na bovinocultura, visando o desenvolvimento e melhoramento da atividade, especialmente leiteira no Município.

Segundo o secretário de Agricultura Juarez Borga, o PROMEGE visa dar incentivos ao produtor que deseja adquirir sêmen de touros de raça de qualidade reconhecida, tanto de origem nacional como importado, que atenda as necessidades médias de melhoramento genético dos animais, para serem utilizados por meio de inseminação artificial.