Alunos das Escolas Municipais de Iomerê realizam atividades complementares de forma não presencial

Os cerca de 450 alunos que frequentam os Centros de Educação de Iomerê, realizam desde o início do mês de abril, atividades complementares não presenciais, devido à suspensão das aulas, em razão da pandemia do Coronavírus. Os trabalhos são coordenados pela Secretaria de Educação, juntamente com a equipe gestora das escolas e envolvem pelo menos 70 profissionais, entre equipe diretiva, pedagógica e educadores, para atender aos estudantes e familiares.

Entre as ações em andamento, está a utilização de grupos de WhatsApp, para todas turmas de alunos, da Educação Infantil ao 9º ano, o qual é uma ferramenta simples, e que a grande maioria das famílias tem acesso, com o objetivo de enviar atividades complementares aos alunos. Segundo o secretário de Educação, Maurício Bridi, as atividades também estão sendo desenvolvidas por outro recurso digital, através da Plataforma Positivo ON, do sistema Aprende Brasil, no qual o município é conveniado, possibilitando a interação com atividades pedagógicas, vídeos e jogos, que podem ser realizados por meio do celular, do computador, ou meio físico. Tais atividades servem para complementar os conteúdos, de maneira a estimular, estudar e recordar aquilo que já foi trabalhado em sala de aula com os alunos.

Também está em andamento, a elaboração do Plano de atendimento emergencial da Rede Municipal de Ensino de Iomerê, que após aprovação do Conselho Municipal de Educação, será implementado para formalizar as atividades não presenciais ofertadas. Além disso, a secretaria de educação também está implantando, a plataforma educacional  Google For Education, que será mais uma ferramenta para a aprendizagem remota. Para os alunos que não podem realizar as atividades remotamente, a Secretaria de Educação tem disponibilizado, o plantão nas escolas para entrega de material, e em casos específicos, acontece a entrega nas casas, pois o objetivo é atender 100 % dos alunos.

O regime especial de atendimento educacional não presencial, acontece, em princípio, pelo decreto estadual onde prevê a suspensão das atividades presenciais por período indeterminado. Desta forma, a educação não presencial remota, sob a orientação e supervisão dos profissionais da educação passará a ser considerada como horas de efetivo trabalho escolar, conforme orienta o parecer do Conselho Nacional da Educação. “Entende-se que este é um período difícil e de muitas incertezas para todos, sem a previsão de retorno às aulas presenciais.  Desta forma, é necessária a compreensão e colaboração dos pais, para a organização de rotina, tempo de estudos e de realização das atividades propostas pelos professores aos educandos”, diz o secretário.

Para mais informações e orientações, os pais e alunos podem entrar em contato pelo telefone 3539-6000, diretamente com a Secretaria de Educação, ou com as escolas municipais, CEMI I – 35396015, CMEI – 35396026, CEMI II – 35396043, que estão funcionando sob regime de plantão.