Iomerê terá diagnóstico de esgotamento sanitário

No dia 18/02/2021, última sexta-feira, esteve presente no município o Engenheiro Sanitarista e Ambiental William Dill Arenhardt, técnico da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento – ARIS, para uma reunião com a administração, tendo a participação da prefeita Luci Peretti, o secretário da saúde Itacyr José Bridi e as agentes de saúde do município de Iomerê, para tratar sobre o desenvolvimento do projeto TRATAsan.

O TRATAsan é um Diagnóstico de Esgotamento Sanitário que está sendo iniciado no município com o apoio da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento – ARIS. O projeto, criado pela ARIS, contemplará vários municípios de Santa Catarina.

O objetivo do TRATAsan é diagnosticar a situação do esgotamento sanitário municipal, levantando informações a respeito das unidades de tratamento individual de esgoto, popularmente conhecidas como fossas das residências.

Será executado um levantamento da situação do esgoto das casas e estabelecimentos comerciais na área urbana, onde através das agentes de saúde será iniciada em março a aplicação de um questionário. Salienta-se que o trabalho não será feito com o caráter inicial de penalização, seja qual for o sistema de esgoto existente. O levantamento é para identificar a situação atual e possibilitar definir políticas de saneamento no município para o esgoto, buscando solucionar problemas e realizar a gestão do esgotamento sanitário.

Também será buscada a implementação de estação de tratamento de lodo conjunta entre municípios para a limpeza das fossas.

A Administração Municipal pede à população para que receba bem sua agente de saúde e informe a real situação do tratamento de esgoto existente, repassando as informações corretas, contribuindo assim para a preservação do meio ambiente e promoção da saúde.