Iomerê sedia evento do Programa "Ação Fome Zero" do Governo Federal

 

Fome Zero

            Realizou-se no dia 06 de agosto de 2008, quarta-feira, no município de Iomerê o 30º. Encontro de Capacitação para Conselheiros de Alimentação Escolar, organizado pela ONG Ação Fome Zero com o apoio da Prefeitura Municipal de Iomerê e do Curso de Graduação em Nutrição da Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC, Campus Videira. 

            O objetivo do encontro foi apoiar o trabalho dos Conselheiros de Alimentação Escolar, através da divulgação de experiências de municípios que atingiram êxito na Área de Alimentação Escolar, bem como a discussão de temáticas como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), contabilidade pública e gestão de compras e ainda, aspectos nutricionais e sanitários da Alimentação Escolar. 

A sede do encontro foi Iomerê – SC porque durante o ano de 2007, o município ganhou o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, dentro da categoria Região Sul – Desempenho Financeiro, como outras 24 prefeituras, dentro de um universo de 751 municípios inscritos. Na oportunidade a nutricionista Karine Albiero relatou as experiências da nutrição em Iomerê, bem como as práticas executadas durante todo o ano de 2007, as quais foram de grande relevância para a obtenção do prêmio.

 

            O encontro teve a duração de um dia, com participação gratuita. Os lanches da manhã e lanches da tarde tiveram a colaboração da UNOESC/Curso de Nutrição e Tecnologia de Alimentos, com a oferta de Cookies e Palitos de canela e orégano (com uso do bagaço da uva); Supermercado São Luiz, Supermercado Tedesco e Supermercado Sanner, do município de Iomerê; Supermercado Zarpellon do município de Videira, e a Coopertrinta, Cooperativa de Arroio Trinta. 

            No encontro houve a presença de quatro palestrantes: João Manoel da Silva Dionísio, do Tribunal de Contas da União – TCU, que abordou a importância do CAE no acompanhamento do PNAE; a nutricionista Angélica Magalhães, que retratou os aspectos nutricionais e higiênicos da alimentação escolar; a nutricionista Karine Andrea Albiero, que relatou sua experiência na gestão do PNAE dentro do município de Iomerê, e Natal João Magnante Leal, do Centro Vianei, que reforçou a importância da agricultura familiar para a alimentação escolar.