CONSTRUÇÃO DE FOSSAS EM IOMERÊ É DISCUTIDA PELA SECRETARIA DA AGRICULTURA

O secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Antonio Ceron esteve reunido com o prefeito de Iomerê, Antoninho Baldissera para analisar a construção de fossas para captação dos dejetos de suínos. A idéia é construir dez fossas a fim de atender granjas de suínos para coleta dos dejetos. Segundo Ceron, a construção dessas esterqueiras podem ser financiadas através do Fundo de Desenvolvimento Rural (FDR), que possibilita juro zero e o agricultor terá até cinco anos para pagar com carência de três anos. "Esse projeto deverá ser elaborado e apresentado a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Videira para dar os encaminhamentos", explica. Segundo Baldissera, o município tem arrecadação de 86% provenientes da agricultura, sendo que boa parte é da criação de suínos. "Precisamos incentivar também a produção de leite através de programas para melhorar a pastagem", comenta Baldissera. Segundo ele, hoje o município está inv estindo na atividade lei teira e será importante a participação no Revitalizar. O Revitalizar prioriza o acesso a financiamentos voltados para a revitalização das atividades rurais e pesqueiras com projetos voltados para o aumento de renda das atividades, a exemplo da produção de leite e carne a base de pasto, criação de peixes, reflorestamentos, mecanização e fruticultura.

Fonte: Secretaria da Agricultura