Prefeitura de Iomerê investe na construção e revitalização de pontes e pontilhões

Investir na Infraestrutura e assegurar a mobilidade viária é um dos principais trabalhos planejados e executados pela Prefeitura de Iomerê, nos últimos três anos. Entre as incitativas implementadas  está a construção de novas pontes e a revitalização de pontes e pontilhões já existentes.

Na última semana, a Prefeitura concluiu os trabalhos de reconstrução da ponte da Comunidade de Bom Sucesso. No local, a Secretaria de Obras construiu as  cabeceiras que deram suporte para a ponte pré-moldada que a Defesa Civil Estadual disponibilizou para Iomerê. A Prefeitura investiu cerca de R$ 47 mil de recursos próprios na construção e adequação das cabeceiras.  A nova ponte de Bom Sucesso  faz parte do Kit de transposição de obstáculos direcionada pela Defesa Civil Estadual à municípios atingidos por catástrofes climáticas.

O kit que Iomerê recebeu possui 12 metros de extensão e cinco de largura. A ponte construída em concreto pré – fabricado tem capacidade de cerca de 50 toneladas e é considerada uma inovação da engenharia, pois pode ser montada em apenas algumas horas.

Esta é a segunda ponte pré-moldada instalada em Iomerê em parceria com a Defesa Civil do Estado. A primeira foi construída no acesso principal da Linha Barrichelo. Desde 2013 o município vem intensificando a substituição de pontes e pontilhões de madeiras por tecnologias mais duradouras e que apresentem menores gastos com manutenção. De lá para cá já foram substituídos três pontilhões de madeira por tubos de concreto, na Linha Barrichelo e Linha Cachoeira reduzindo significativamente os investimentos em manutenção. Além disso, no ultimo mês foi realizado um teste na comunidade de Linha Bonita substituindo ponte de madeira por pedra ardósia, que apresenta um baixo custo de implantação e maior durabilidade.