Festa Julina abre dia 18

O município de Iomerê sedia, no próximo fim de semana, a 29ª edição da Festa Julina – que neste ano terá 17 atrações no palco principal. Retomada no ano passado, depois de deixar de ser realizada, a festa configura-se na maior manifestação cultural da cidade e reúne, tradicionalmente, milhares de pessoas. O evento abre oficialmente no dia 18 e se estende até o domingo, dia 20.  A Festa Julina integra as festividades de aniversário do município, que em 2014 completa 19 anos de emancipação político-administrativa. Além dela, será realizado, neste sábado, o II Jantar Gastronômico – Sabores de Iomerê. E, no dia 20, o I Almoço da Família Iomerense e o 5º Arrancadão de Jerico. Nesta semana e durante todos os dias da semana que vem, os trabalhos serão intensificados. Os trabalhos vão se intensificar ainda mais a partir de segunda-feira.            

 Para a administração municipal, realizar a Festa Julina é uma forma de valorizar os costumes e a cultura local, além de divulgar o município em todo o Estado.     

          ALMOÇO DA FAMÍLIAS            Todas as famílias iomerenses receberam um convite nos últimos dias, para participarem do I Almoço da Família Iomerense, em comemoração ao aniversário do município. Neste ano, o tradicional bolo gigante será substituído pela distribuição de carne suína assada às famílias. A ideia é reunir os iomerenses durante a Festa Julina, formando um grande congraçamento.             O município é a capital catarinense da suinocultura e utilizar este tipo de carne durante o evento é uma forma de difundir esta importante atividade rural.

            A carne que será distribuída foi doada por criadores e empresas de Iomerê e será assada por voluntários. O almoço coletivo inicia ao meio-dia, com a distribuição de até dois quilos de carne para cada família. 

ARRANCADÃO DE JERICO             O Arrancadão de Jerico, que acontece no domingo, dia 20 deverá reunir mais de 30 participantes, neste ano. Ele terá três categorias e os corredores vão ter que percorrer um trajeto de aproximadamente 200 metros, morro acima. Ganha quem chegar primeiro. 

 Neste final de semana a Comissão Organizadora do Arrancadão estará percorrendo as cidades da região para divulgar o evento. A ideia é chamar para a participação representantes de outros municípios que tradicionalmente utilizam o jerico como instrumento de trabalho, nas lides do campo.

            O Arrancadão é um evento único no Brasil. Foi criado para valorizar um dos veículos mais utilizados pelos agricultores nas lides diárias. Além disso, simboliza a categoria, que teve participação decisiva na criação do município de Iomerê. Fabricado a partir de um chassi de caminhonete e motor estacionário, o jerico desenvolve velocidade máxima de 40 km/h. 

 

PROGRAMAÇÃO DA FESTA SEXTA-FEIRA – Dia 1817h – DJ Deivid Zini18h45 – Banda Santa Cecília e Coral Municipal19h30 – Abertura e acendimento da fogueira 20h – Levitantes21h – Os Montanari22h – Show Pirotécnico22h15 – Cézar e Paulinho24h – Chiquito e Bordoneio – Baile SÁBADO – Dia 1917h – Mr. House18h – Trio Bakana19h15 – Richard Sanfer20h30 – Musical JM21h45 – Show Pirotécnico22h – Oswaldir e Carlos Magrão24h – Banda Karisma – Baile DOMINGO – Dia 208h30 – Missa Italiana9h30 – Recepção dos Jericos10h30 – DJ Julinho10h30 – Arrancadas eliminatórias11h30 – Almoço da Família Iomerense13h – DJ Jr. Guedes13h15 – Arrancadão de Jerico16h30 – Premiação do Arrancadão17h – Anderson e Fernando18h – Anjos do Hangar19h – Grupo Candiero – Matiné