Festa Julina abre amanhã

Abre nesta sexta-feira a 29ª edição da Festa Julina de Iomerê, o maior evento do município, que neste ano deverá reunir milhares de pessoas, nos três dias de sua realização. A Festa Julina vai até domingo e terá, no total, 17 atrações no palco, além de gastronomia típica e o Arrancadão de Jerico, que acontece na tarde de domingo, defronte à igreja Matriz São Luiz Gonzaga.

             A Festa Julina integra as comemorações do 19º aniversário de emancipação político-administrativa de Iomerê e encerra a Semana do Município. Neste ano a organização priorizou as atrações, bem como a ampliação da infraestrutura disponível para os visitantes. 

                No total, a área coberta no pátio é  de 1.700 metros quadrados, a maior desde que a festa é realizada. Além disso, o número de barracas com bebidas e comidas típicas       aumentou para dar maior comodidade. 

                A Festa Junina de Iomerê, até 1996, acontecia nos meses de junho, seguindo a tradição. Sua data foi alterada para que ela fosse comemorada juntamente com o aniversário do município. Municipalizada em 1997 ela foi uma das maiores festas do gênero na região, superando todas outras em número de visitantes.

                Agora, com a sua realização pelo segundo ano consecutivo, a administração quer recuperar este prestígio. Iniciada por alunos do antigo Colégio Agrícola de Videira(COAVI) na década de 80, tomou corpo em pouco tempo, sempre contando com grande envolvimento da comunidade. O público que passava por Iomerê durante a festa era oriundo de toda a região e vinha crescendo ano após ano, até quando ela era realizada.  

SHOW DE FOGOS

                O show pirotécnico deste ano deve ser uma atração à parte, nas noites de sexta-feira e sábado, durante a realização da Festa Julina. Tradicional em sua concepção, em 2014 deverá ter cerca de 15 minutos de duração em cada uma das apresentações. “Este, com certeza, é um dos pontos altos do nosso evento e vamos preparar um show pirotécnico grandioso, do jeito que os iomerenses gostam”, enfatiza Luciano.

                 Uma empresa especializada foi contratada para soltar os fogos e a intenção do município é usar tecnologia aliada à atração. O ponto de disparo será mantido defronte ao prédio da Prefeitura Municipal, que fica imediatamente ao alto, de onde a festa é realizada, dando visão privilegiada aos participantes. A fogueira gigantes já está montada, no local do evento.

 ALMOÇO DA FAMÍLIA IOMERENSE                No dia 20 de julho, durante a realização da Festa Julina, o município promove o I Almoço da Família Iomerense, quando cada família do município receberá um cupom que dará direito a churrasco suíno que será distribuído gratuitamente. Os cupons que darão direito ao prato típico serão distribuídos pela Prefeitura a todas as famílias da cidade.  O acesso ao almoço coletivo será restrito aos iomerenses, através dos cupons que darão direito ao churrasco suíno. No total, serão assados 19 suínos doados por empresas e criadores, e cada família receberá cerca de 1,5 kg de carne.  

SEXTA TEM CÉZAR E PAULINHO

                Há tempos Cezar & Paulinho já entraram para a história do cancioneiro sertanejo e também da música brasileira, pois os irmãos já têm seu nome eternizado entre os maiores intérpretes de nosso país, seja qual for o gênero. Queridos por muitos, respeitados por todos, sem exceção, os sertanejos chegam ao marco dequase quatro décadas com a jovialidade e entusiasmo de quando começaram.                A dupla, que se apresenta na Festa Julina na noite de abertura, agora lança seu novo álbum, pela gravadora Radar Records, batizado de “O Povo Fala”. O CD, com canções inéditas, tem tudo para cair no gosto do público cativo da dupla, e também dos amantes da boa música sertaneja.                A primeira música de trabalho já é conhecida do público, lançada nas rádios e na internet bem antes do CD que chega agora às lojas. “Fusca 66” (Flavinho Alencar/Sheba/Ne Brunelli) é mais uma brincadeira (tão presente ao longo da trajetória dos irmãos) e faz referência aos grandes hits do sertanejo universitário, contando a história de dois caipiras, donos de um veículo antigo, e suas dificuldades nos relacionamentos amorosos com as garotas, devido à concorrência com carros mais “vistosos” como o Camaro, a Dodge Ram e etc.                “O Povo Fala” (Cezar/Jovelino Lopes), que dá nome ao trabalho, é a nova aposta no lançamento do álbum, seguindo a vertente do bom humor de Cezar & Paulinho. O refrão já deixa clara a mensagem a ser transmitida: “Se faz o povo fala, se não faz fala também / Esse defeito sei que todo mundo têm”. Coisas do cotidiano que a dupla sabe como ninguém transformar em melodia. 

ARRANCADÃO DE JERICO DOMINGO

                O que acontece quando veículos fabricados artesanalmente para  servirem ao duro trabalho na roça se emparelham no asfalto para uma corrida? O resultado desta inusitada competição poderá ser conferido no domingo, dia 20, à tarde, em Iomerê, onde acontece mais uma edição do Arrancadão de Jerico. O evento integra a programação da Festa Julina do município e inicia às 13:15 horas.

                O Arrancadão é um evento único no Brasil, com estas características. Foi criado para valorizar um dos veículos mais utilizados pelos agricultores nas lides diárias. Além disso, simboliza a categoria, que teve participação decisiva na criação do município de Iomerê. Fabricado a partir de um chassi de caminhonete e motor estacionário, o jerico desenvolve velocidade máxima de 40 km/h.

                A competição, a exemplo dos anos anteriores, deverá reunir corredores de toda a região Meio-oeste. 

                Apesar da baixa velocidade que os jericos desenvolvem, todas medidas de segurança estão previstas no regulamento. “O capacete será recomendado, cada competidor vai correr de um lado da pista separada por canteiro e o público estará bem isolado”. Como se não bastasse, a prova será realizada morro acima. “É para mostrar que eles são veículos de grande força”, resume. As corridas acontecerão com dois jericos, lado a lado, em frente à Igreja Matriz de Iomerê.

                Os corredores que forem vencendo são automaticamente classificados para as fases seguintes. “Já temos registrado procura de competidores de algumas cidades da nossa região, principalmente pela peculiaridade dessa competição”. As provas acontecem na avenida São Luiz, em frente à igreja Matriz de Iomerê. O público poderá acompanhar as provas em espaços paralelos à pista.

                Muito difundido pela região, os jericos são veículos de fácil fabricação e que muitas vezes fazem o papel de tratores, plantações a dentro. Cada modelo, geralmente fabricado pelo seu dono, reúne características muito próprias do serviço ao qual se presta. Eles contam com motor estacionário, geralmente a diesel e desenvolvem baixa velocidade, porque são direcionados à força.

                O Arrancadão de Jerico será dividido categorias distintas: um pistão, dois pistões e força livre. Cada competidor poderá participar em mais de uma categoria, desde que o veículo esteja condizente com o regulamento. Participam da competição veículos produzidos artesanalmente, protótipos com chassi de camioneta com modificações contendo no mínimo cambio, diferencial e carroceria traseira. A parte frontal poderá ser de estrutura tubular, com cobertura ou não, e o motor deverá obrigatoriamente estar localizado à frente do piloto. As inscrições podem ser feitas no local do evento e todos receberão troféu de participação. 

INTERNET GRÁTIS

                Quem for à Festa Julina vai poder compartilhar fotos, mensagens instantâneas e publicar nas redes sociais. Todo o pátio da festa estará coberto por sinal de internet via wireless e terá sinal aberto ao público, gratuitamente. Para proporcionar este serviço, a municipalidade firmou parceria com a Infopasa, que será responsável pelo oferecimento do sinal.

                “A internet está presente no nosso dia a dia e estar conectado, comentando, compartilhando imagens e interagindo, é uma forma de divulgar ainda mais a nossa festa. O principal meio de acesso serão os smartphones. O serviço começará a funcionar no início da tarde de sexta-feira, ficando ativo até o final da noite de domingo, quando a Festa Julina encerra.

 

PROGRAMAÇÃO

SEXTA-FEIRA – Dia 18

17h – DJ Deivid Zini

18h45 – Banda Santa Cecília e Coral Municipal

19h30 – Abertura e acendimento da fogueira

20h – Levitantes

21h – Os Montanari

22h – Show Pirotécnico

22h15 – Cézar e Paulinho

24h – Chiquito e Bordoneio – Baile

 

SÁBADO – Dia 19

17h – Mr. House

18h – Trio Bakana

19h15 – Richard Sanfer

20h30 – Musical JM

21h45 – Show Pirotécnico

22h – Oswaldir e Carlos Magrão

24h – Banda Karisma – Baile

 

DOMINGO – Dia 20

8h30 – Missa Italiana

9h30 – Recepção dos Jericos

10h30 – DJ Julinho

10h30 – Arrancadas eliminatórias

11h30 – Almoço da Família Iomerense

13h – DJ Jr. Guedes

13h15 – Arrancadão de Jerico

16h30 – Premiação do Arrancadão

17h – Anderson e Fernando

18h – Anjos do Hangar

19h – Grupo Candiero – Matiné