Iomerê volta realizar desfile

A Prefeitura de Iomerê, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, realizou, na tarde do último sábado(6), o Desfile Cívico de 7 de Setembro, fechando a Semana da Pátria. O evento, que foi realizado pela última vez no ano de 2007, voltou a ser realizado neste ano, como forma de resgatar e incentivar o patriotismo, além de se configurar numa oportunidade para mostrar os talentos e as potencialidades do município. O tema foi “Iomerê, 19 anos – Desenvolvimento, Crescimento e Evolução.

Cerca de 600 pessoas participaram do desfile – acompanhado por um grande público – que aconteceu defronte à igreja São Luiz Gonzaga e envolveu escolas, comunidades, entidades, associações, clubes de serviço e outras. Segundo o secretário de Educação, Maurício Bridi, a retomada do desfile cívico era uma proposta que vinha sendo estudada desde o ano passado pela administração municipal.

“Queríamos muito retomar este momento, que é de patriotismo, mas também muito lúdico, porque nos ajuda a compreender melhor a história”, enfatizou. O evento foi dividido em seis blocos e cada um deles teve um tema específico: Agricultura; Pecuária; Saúde e Qualidade de Vida; Religiosidade, Educação e Infraestrutura. Neles, foi possível destacar o município de Iomerê, suas potencialidade, usos e costumes.

“Aproveitamos a parada cívica para trazer às pessoas um pouco mais do que somos, do que produzimos e do que representamos no contexto regional e estadual. Isso também serviu para mobilizar os estudantes e toda a comunidade, que preparou um desfile impecável, com muitos atrativos visuais e que prendeu a atenção das pessoas”, avaliou o secretário. O desfile teve cerca de duas horas de duração e levou 30 dias para ser preparado.

O último bloco das apresentações foi reservada para mostrar aos participantes a importância que o município dá para a ampliação da sua infraestrutura. Neste sentido, máquinas, equipamentos e ações foram mostradas.