Tuberculose – Secretaria de Saúde alerta sobre doença

              No próximo dia 24 transcorre o Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose, uma doença que ainda mata milhares de pessoas pela falta de informação. Em Iomerê, a data será lembrada com a realização de atividades preventivas que vão atingir a população. 

            Segundo o secretário de Saúde e vice-prefeito Milto Borga, o Maneco, as atividades estarão sendo ampliadas nesta data, com objetivo de oferecer mais informações sobre a doença. "Vamos alertar sobre os sintomas e os procedimentos que devem ser tomados para evita-la", frisa.

           As ações terão continuidade durante todo o mês de abril, já que o mês marca a passagem do Dia Mundial da Saúde. "Queremos alertar às pessoas que apresentam algum dos sintomas desta doença, que ela é passível de plena cura e tem tratamento gratuito".

TUBERCULOSE

           A tuberculose é uma doença transmitida através de gotículas de saliva, portanto ambientes em que há aglomeração de pessoas como ônibus e cinemas são locais em que há maior facilidade de propagação da doença.

           Os sintomas são tosse que persiste por mais de três semanas, emagrecimento, fraqueza, febre leve no final do dia, suor enquanto dorme e perda de apetite. Em estágios mais avançados, é possível o tuberculoso produzir escarro com sangue.

           O diagnóstico da doença é feito através de um exame bacteriológico de escarro, que é realizado pelo SUS. Com ele, pode-se descobrir se há ou não a presença dos bacilos causadores da tuberculose. Se detectada no exame a presença do bacilo da tuberculose, o tratamento deve ter início imediato.

SINTOMAS DA DOENÇA

  • Tosse e escarro por mais de quatro semanas
  • Falta de apetite
  • Emagrecimento
  • Dor no peito
  • Suores noturnos
  • Cansaço fácil
  • Febre baixa e à tarde