Enxurrada devasta Distrito de Bom Sucesso, interior de Iomerê

Uma enxurrada de grande proporção atingiu o interior do município de Iomerê, especialmente a Vila do Distrito de Bom Sucesso –, no final da tarde desta terça-feira 24. O Rio dos Cochos – um pequeno córrego que corta a comunidade transbordou levando tudo o que encontrava pela frente. Casas foram invadidas e destruídas, pontes derrubadas, máquinas agrícolas e até caminhões arrastados. Uma casa chegou a ser levada pela enxurrada, que a deslocou cerca de 40 metros do seu local de origem. As ruas ficaram cobertas por entulhos, arvores e pedras enormes que não resistiram à força das águas. O local mais parece um cenário de guerra. Moradores antigos afirmam que jamais viram algo parecido.  Felizmente não houve feridos. O Corpo de Bombeiros de Videira e a Defesa Civil trabalharam intensamente para evacuar as áreas atingidas.O prefeito Antoninho Baldissera e toda sua equipe da Prefeitura acompanharam de perto todo o trabalho e garantiu concentrar todas as forças do Município, para junto com a Defesa Civil fazer levantamento geral dos prejuízos e dar início de imediato à reconstrução do Distrito de Bom Sucesso. Mais de 80% dos moradores ficaram sem energia elétrica. As Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) mobilizou aproximadamente 60 profissionais para restabelecer o fornecimento de energia aos moradores.Na quarta-feira pela manhã o prefeito Antoninho Baldissera decretou Situação de Emergência e anda é possível elevar o decreto em Calamidade Pública, tendo em vista os grandes prejuízos registrados nas casas, lavouras, vias públicas, rede elétrica, distribuição de água, etc.,Um levantamento preliminar dos estragos foi apresentado à Defesa Civil Estadual e ao Secretário Regional Natalino Lazare, durante reunião na tarde de quarta-feira 25, quando as autoridades Municipais se juntaram com representantes do Governo do Estado para buscar alternativas e meios para dar início à reconstrução das áreas atingidas e apoiar as famílias desabrigadas.Antes mesmo do levantamento e da reunião, máquinas e homens da Prefeitura de Iomerê e de Órgãos Estaduais e empresas privadas contratadas iniciaram os trabalhos de recuperação das áreas destruídas, com prioridades para as famílias que perderam as casas, o restabelecimento do fornecimento de energia elétrica e água potável e reconstrução das 08 pontes destruídas que deixaram boa parte da população com problemas de acesso à cidade de Iomerê e Treze Tílias.

Natureza em fúria: Casas destruídas, estradas intransitáveis, pontes desapareceram, rede de energia elétrica arrancada, máquinas e equipamentos agrícolas retorcidos, automóveis cobertos pela lama, asfalto virou um monte de entulhos, eletroeletrônicos e móveis espalhados distantes centenas de metros das residências e imagens de desespero fazem parte da triste realidade dos moradores de Bom Sucesso.O sentimento de desespero e espanto pode ser traduzido nos olhos e nas palavras da dona de casa Ivanir Eberling, que teve sua casa arrastada por cerca de 40 metros. “Meu Deus, minha casa foi arrancada inteira, passou entre duas árvores e veio parar aqui, e por incrível que pareça os móveis e utensílios estão todos intactos e no lugar. Só pode ser coisa de Deus e apesar de que perdi tudo o que eu tinha que era minha casa”, conta sem saber bem o que vai fazer, pois o seu maior bem era o imóvel arrastado pela correnteza e condenado pela Defesa Civil, pois pode desabar a qualquer instante. Oelir Epellin descreve a enxurrada como a maior tragédia já vista em toda a região. Para ele, que viu tudo, é de não acreditar a rapidez e a força da água que causou espanto e deixou rastro de destruição. “Não tenho palavras para descrever essa catástrofe da natureza, parecia que o mundo ia acabar, foi horrível e os prejuízos são incalculáveis”.Fernando Dalacosta conta que para salvar seu Avô – Antônio Dalacosta, 76 anos de idade, 50 dedicados em um tradicional comércio, que foi destruído, foram obrigados a subir em uma árvore para não serem levados pela correnteza.  Tanto na Vila como nas comunidades próximas ao Distrito, é visível cenas de tristeza e de dor pela perda de propriedades, máquinas e equipamentos agrícolas, estradas e pontes destruídas e até animais mortos.

Prejuízos: Dados preliminares da Prefeitura indicam prejuízos de milhões de reais, considerando que várias casas foram atingidas, parte do asfalto arrancado e praticamente todas as estradas terão que ser recuperadas. De acordo com o Prefeito Baldissera, os números só serão possíveis após concluir todos os levantamentos que já estão sendo feitos. Mas admite que o montante seja grande e que a recuperação levará meses. Baldissera diz que dependerá de ajuda dos Governos Estadual e Federal.

Aulas suspensas: Tendo em vista a impossibilidade de efetuar o transporte escolar, na maioria das comunidades do Município, a Secretaria Municipal de Educação suspendeu as aulas até a próxima segunda-feira 02.

Congresso técnico adiado:A Comissão Municipal de Esportes (CME) de Iomerê anunciou o adiamento do Congresso técnico marcado para o dia 25 de fevereiro, tendo em vista os sérios problemas causados pelas chuvas do ultimo dia 24, que destruiu parte do Distrito de Bom Sucesso. Segundo o Diretor da CME – Luiz Carlos Zanon será marcada uma nova data, ainda não definida, para o congresso técnico das competições nas modalidades de Futebol de Campo e Truco.