Município de Iomerê comemora 14º Aniversário

Município de Iomerê comemora 14º Aniversário  

 

Iomerê – 14/07- A Administração Municipal de Iomerê promove nos dias 18 e 19 de julho nas dependências do Salão Paroquial da Igreja Matriz, programação festiva em comemoração ao 14º Aniversário de Emancipação Político/administrativa do Município, oficialmente registrado no dia 20, segunda-feira, feriado municipal.

 

A programação terá início no sábado (18), com a realização do IV Encontro de Tropeiros –organizado em parceria com o Centro de Tradições Gaúchas –Tropeiro Crioulo, à noite, ainda do sábado, acontecerá Baile, a partir das 23h00min, com o Musical San Francisco. No Domingo (19), as 08h00min – programa italiano da Rádio Tropical com transmissão ao vivo direto de Iomerê; as 09h00min. – Missa Italiana celebrada pelo Padre Citta – transmitida pela Rádio Tropical FM; as 14h00min. – o Prefeito Antoninho Baldissera recepcionará autoridades locais, regionais e estaduais numa mesa de autoridades para assistir apresentação da Banda Municipal Santa Cecília, seguida do corte do Bolo do aniversário da cidade. As 13h30min. Apresentações Culturais e as 16h00min.- encerramento das festividades com Show com a dupla Mazzo e Gabriel.

 

 

Durante todo o domingo haverá ainda Praça de Brinquedos para as crianças, com diversas opções, como: cama elástica, piscina de bolinhas, tobogã , etc. A Prefeitura também disponibilizará transporte das comunidades do interior para a festa, no domingo.

 

De acordo com o prefeito Baldissera, ele que foi o presidente da comissão pró-emancipação, e hoje está à frente da Administração do Município, a festa dos 14 anos de vida de Iomerê, é simples, mas é uma forma de lembrar a importância do processo de crescimento e desenvolvimento do Município conquistado pela população iomerense até hoje. O Prefeito diz que seu maior sonho é ver um Município onde as pessoas se sintam mais felizes e em condições de viver com mais qualidade de vida.

 

IV ENCONTRO DE TROPEIROS

 

 Dia: 18/07/2009 (Sábado)  

Programação: 

07h00min h – Recepção dos Tropeiros- Mateada e café tropeiro no – Centro de Treinamento JL – Hípica 

 08h00min h – Oração da Manhã e início da tropeada

 10 h – Sesteada

12h00min h – Almoço – Colônia Muller – Pinheiro Preto

13 h- Reinício da tropeada

15 h – Sesteada

16 h – Visita à Gruta Santa Paulina (Oração da tarde)

17 h – Chegada – CTG- São Jorge – Bom Sucesso18 h- Entrega de certificados

19 h – Jantar –Pavilhão Linha Alemão

20 h– Tertúlia  

22 h – Encerramento             

 ATENÇÃO:            Inscrições devem ser confirmadas até 15 de julho no valor de R$ 20,00 para adultos e R$ 12,00 para crianças até 12 anos , com direito a todas as refeições.             

  Maiores informações através dos telefones: Iomerê·       Carlos (3539-1356) ·       Celso (3539-1530) ·       Joni (35391248)·       Tiago (35395080)·        

·       Videira·        ·       Karpa (3533-0977) ·       Sérgio (35661308)·        

·       Rio das Antas·        ·       Luiz (35640594)·                     Júnior (35640381)·                   

   ·                      

·                     Início da história de Iomerê

 

 Em 1912, o trem pára na estação de Pinheiro Preto, onde desembarcaram várias famílias, instalando-se num campo aberto pelos índios e cablocos, denominado Fachinal Branco.

Aos poucos, outras famílias vieram juntar-se aos pioneiros, trazendo suas mudanças em cargueiros. Ao chegarem, derrubaram pinheiros, serraram manualmente as tábuas, fizeram suas casas cobertas com tabuinhas. Assim Fachinal Branco foi sendo povoado. Chegaram famílias e mais famílias e foram abrindo clarões na floresta, abrem-se picadas, o transporte passa a ser feito por carroças fechadas por parelhas de bois ou mulas.

  

O comércio é insipiente e a produção se baseia na extração de erva mate, com alguns carijós para secagem e pilões para soque. Na agricultura, o milho foi o primeiro produto a ser plantado através de um processo muito rudimentar. Até a colheita ficar pronta, os pioneiros serviam-se da caça para alimentação, já que era abundante na região. As próprias famílias fabricavam seus utensílios domésticos: a gamela, o pilão, os armários e móveis, pois não havia pessoal especializado no ramo. Nesta região, tudo o que era produzido, também era aproveitado pelas famílias, como a palha de trigo e de milho na confecção de colchões, chapeús e cestos.

  Em 1917, Fachinal Branco é elevado a distrito. Por volta de 1923, com os que chegaram vieram também os músicos. Às instâncias destes, surgiu uma banda de música com no nome de Santa Cecília. Era ela quem abrilhantava a festas da localidade e em inúmeros outros lugares. Foi ainda ela que solenizou a instalação do de Caçador. Em 1935, um acontecimento marca São Luiz: a chegada dos Padres Camilianos. À chegada dos Camilianos segue-se a vinda das Irmãs Marcelinas.

Em 1º de maio de 1944, São Luiz volta a ter seu nome de origem: Iomerê, dito em tupi-guarani, que significa Fachinal Branco.

 

 Iomerê pertenceu a vários municípios devido aos constantes desmembramentos no estado. Primeiramente pertenceu a Porto União, depois Campos Novos, mais tarde a Joaçaba e finalmente em 1944, com a emancipação de Videira, Iomerê tornou-se o 1º Distrito de Videira.   

A partir do final da década de 80, com a ligação asfáltica entre Videira, Arroio Trinta e Salto Veloso, começou-se a pensar na emancipação de Iomerê.

 

 

 Em 1993 formou-se uma comissão com o objetivo de juntar documentação para a emancipação político-administrativa da região que compreendia Iomerê, Bom Sucesso e Linha Paulina. Com a documentação aprovada, foi marcado um plebiscito para o dia 19 d março de 1995 e em 20 de julho do mesmo ano, o Governador do Estado criou o município de Iomerê com a Lei Estadual nº 9.898.  

O nome de Iomerê originou-se da língua tupi-guarani, cujo significado é Clareira Branca ou Campo Branco. O primeiro nome da comunidade foi Fachinal Branco, dado pela Companhia Colonizadora Selbach e Kroef. Mais tarde, mudou para São Luiz (homenagem ao primeiro colonizador), depois passou a se chamar Iomerê.  

 

 

  O que: 14º Aniversário de Iomerê

Local: Salão Paroquial da Igreja Matriz

Promoção: Prefeitura Municipal de Iomerê

Informações: (49) 3539-6000

Site: http://www.iomere.sc.gov.br