Água e Cidadania é tema de palestras em sala de aula em Iomerê

Alunos, Pais, Professores e Amigos da comunidade escolar do município de Iomerê participaram na segunda-feira (01/03) de um ciclo de palestras na Escola Frei Evaristo, enfocando a Água e Cidadania, ministrado pelo presidente do Comitê do Rio do Peixe – Júlio César Moschetta da Silva.

O evento faz parte das ações que estão sendo desenvolvido pela Administração Municipal, junto à sociedade e estudantes, na busca da conscientização dos iomerenses sobre a importância da recuperação e preservação do Meio Ambiente, em especial dos recursos hídricos.

Durante o ciclo de palestras – manhã, tarde e noite, Moschetta destacou o objetivo do Comitê em chamar a atenção para as questões relativas ao gerenciamento dos recursos hídricos, destacando o papel do poder público e a articulação da sociedade em relação aos usos múltiplos das águas na Bacia Hidrográfica do Rio do Peixe.

Segundo a secretária de Educação, Cultura e Esportes de Iomerê, Inês kumiachek Mariani, as palestras trazem novos conhecimentos e despertam nos estudantes a vontade de auxiliar na preservação dos recursos naturais. Lembra que no dia 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água, e nada mais justo que trazer o tema para o ambiente escolar, ampliar os debates das questões relacionadas a recursos hídricos e articular a atuação da comunidade em favor da natureza.

O Rio do Peixe nasce na Serra do Espigão (município de Calmon), percorre cerca de 290 Km, até desaguar no Rio Uruguai formando a Bacia Hidrográfica integrada por 26 municípios da região Meio Oeste. Segundo a Declaração Universal dos Direitos da Água, “á água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo,  cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos” (ONU, 1992).