Iomerê investe na qualidade da alimentação oferecida na Merenda Escolar
A Secretaria Municipal de Educação, juntamente com a nutricionista responsável pela alimentação escolar, Karine Andrea Albiero, divulgou relatório sobre normas aplicadas na gestão da Merenda Escolar servida aos estudantes do Município de Iomerê, tendo como parâmetro o ano de 2009.
De acordo com os dados apresentados pela Administração Municipal, a Prefeitura de Iomerê atende 560 alunos, tendo como base o cadastro do censo escolar, que por modalidade de ensino compõe-se de: Pré-Escola: 85 alunos; Ensino Fundamental: 318 alunos; Ensino Médio: 89 alunos e Educação de Jovens e Adultos: 68 alunos. Destaca-se que durante o ano de 2009, em alguns períodos do ano observou-se um número maior de alunos em algumas turmas, gerando uma oferta maior de refeições.
A nutricionista Karine explica que o município comprometeu-se em atender todos os alunos da rede municipal e estadual de ensino, como Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, bem como os alunos de 5ª. à 8ª. Série, com um padrão de refeição similar e equilibrada.
Para manutenção do cardápio, a Prefeitura adota uma gestão centralizada dos recursos, sendo R$ 25.700,40 – repassados pelo Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE) e R$ 28.817,04 bancados pelo Município, valor que representa 112,12% do repasse do FNDE.
Os produtos oferecidos na Merenda Escolar estão sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação, juntamente com a Nutricionista Responsável pela Alimentação Escolar, Karine Andrea Albiero, que determina a compra dos gêneros, através de processo licitatório, delimitando as quantidades e gêneros alimentícios a serem adquiridos e a entrega de acordo com o cardápio e com o número de alunos de cada unidade escolar.
Em 2009, o Município de Iomerê iniciou as mudanças frente á Lei no. 11.947 (16 de junho de 2009) e a Resolução FNDE no. 38 (16 de julho de 2009), referente à oferta de frutas e verduras num maior número de vezes durante a semana e a retirada de bebidas de baixo valor nutricional, bem como a inclusão de produtos dos pequenos agricultores familiares locais. A partir de Novembro de 2009, o Município recebeu produtos por doação através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), em parceria com a Copertrinta, de Arroio Trinta (brócolis, tempero verde, beterraba, rúcula, chicória, couve, alface, repolho, sonho, pão caseiro, grostoli, frutas em calda, anholine, suco de uva integral, tortei, carne suína, salame, feijão, mel de abelha, macarrão caseiro e milho para pipoca). Os produtos recebidos via PAA totalizou em recursos o valor de R$ 1.587,00.
Ainda em 2009 foram realizados três processos licitatórios, sendo que alguns produtos que exigem um critério de escolha mais minucioso, solicitou-se a entrega prévia de amostras de produtos a serem analisados por uma comissão estruturada para este fim, juntamente com alguns conselheiros da alimentação escolar do município.
Segundo a Nutricionista a Administração Municipal adquiriu R$ 5.566,40 em produtos da agricultura familiar local e regional, representando 21,66% do valor recebido pelo FNDE (R$ 25.700,40). “Houve muita dificuldade na aquisição destes produtos e a tentativa de adquirir os gêneros da agricultura familiar fluiu com menor intensidade do que se esperava. A compra de agricultores familiares exige uma regulamentação burocrática grande, o que acaba gerando, para muitos pequenos agricultores/produtores, desestímulo e desinteresse para a venda pública. Além disso, observou-se que os mesmos não apresentam um excedente para venda; apresentavam pouca variabilidade de itens alimentares e alguns gêneros sem registro, como o caso do mel e ovos, e ainda, percebeu-se uma grande dificuldade de comprometimento e manutenção dos mesmos na entrega dos produtos de forma freqüente, decorrente das inconstâncias ambientais (chuvas, temporais, ventanias, seca…) e da falta de preparo para este tipo produção”, explicou a Nutricionista.
Buscando valorizar e estimular a agricultura familiar regional, Iomerê ainda tentou expandir a aquisição para municípios vizinhos, como no caso de Pinheiro Preto (SC), e mesmo assim, houve falta de interesse e dificuldade para a compra. Embora, o desejo era de apresentar uma compra mais significativa, o município conseguiu adquirir alguns produtos, bem como: verduras e legumes (alface, couve, cebolinha, salsinha, alecrim, chicória, rúcula, cenoura, chás e repolho), sucos integrais de frutas (laranja, maçã, uva, abacaxi e maracujá) e produtos de panificação (grostoli, macarrão e bolachas caseiras).
A qualidade da alimentação oferecida na merenda escolar de Iomerê segue parâmetros onde o cardápio é calculado e proposto de forma profissional e comprometida com a saúde dos alunos. Toda equipe de servidores seguem instruções da Nutricionista dentro de uma linha de atuação profissional, sempre buscando retomar o hábito de consumir frutas e verduras, em grande variabilidade, várias vezes durante a semana. “Neste sentido, as frutas são servidas de 1 a 2 vezes por semana, no mínimo, sendo que um dia é ofertado uma variedade de frutas maior (banana, maça, mamão, laranja, tangerina, melancia e caqui, estes três últimos durante sua sazonalidade). Gradativamente fora retirado dos cardápios os sucos em pó industrializados, gelatinas, caldo de galinha e pó de pudim, sendo substituídos por produtos mais naturais, com corantes naturais (no caso da gelatina e pó de pudim) e temperos naturais (alecrim, manjericão, manjerona, sálvia, cebolinha, salsinha, cebola, alho…). Não há um cardápio diferenciado para doenças específicas, justamente pelo fato de não se ter o registro de alguma criança com alguma patologia seletiva em termos de alimentação. Além disso, são servidos alimentos integrais como granola, linhaça e aveia”, esclarece Karine.
Na aquisição dos produtos, a Administração Municipal segue padrões pré-agendados pela equipe de nutrição, com dois tipos de pedidos de caráter mensal e semanal. No pedido mensal incluem-se gêneros alimentícios menos perecíveis, enquanto, que no pedido semanal destacam-se as frutas, verduras, pães, cuca, grostoli, queijo, apresuntado, bebida láctea e ovos. Os produtos são entregues diretamente às escolas, conforme cronograma estruturado pela nutricionista, de acordo com os cardápios, e as merendeiras possuem a tarefa de conferência e avaliação da qualidade do produto, tendo como base os conceitos já repassados em treinamentos anteriores, bem como, através da utilização de um Check List .
A oferta dos alimentos aos estudantes atende padrões de acordo com a freqüência escolar e fases, como exemplo, é ofertada uma refeição para todos os alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos, visto que estes alunos freqüentam a escola por apenas um período (matutino, vespertino ou noturno). Os alunos da creche e pré-escola recebem duas refeições, e um total de 15 a 20 alunos, diariamente, almoçam na escola, recebendo assim 3 refeições cada no dia. Estes alunos são considerados como “alunos de creche” que ficam o período integral na escola.
Durante o ano de 2009, a nutricionista coordenou uma pesquisa, visando avaliar o perfil dos alunos freqüentadores do Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos – EJA. A pesquisa foi realizada nos meses de maio e junho de 2009 e contou com a participação de estagiárias curriculares do curso de Nutrição da UNOESC (Campus Videira): Ellen Biava, Michelle Fernanda Grigolo e Raquel Caregnato. O foco da pesquisa foi avaliar o perfil dos alunos (idade, sexo, interesse pelo lanche da escola, uso de medicamentos, doenças associadas) e a aceitabilidade de algumas preparações oferecidas na escola.
Ações de Educação Alimentar e Nutricional:
Em 2009, o Município realizou inúmeras atividades de Educação Nutricional e Alimentar com diversos grupos populacionais de Iomerê. Com destaque para palestras com os beneficiados do Programa Bolsa Família. A primeira palestra abordou a temática “Aproveitamento Integral dos Alimentos”, e buscou abordar a questão do desperdício alimentar, lixo orgânico e através de uma prática demonstrar o quão saudável e saboroso poderá se tornar nossa alimentação através da busca do aproveitamento de folhas, cascas, caules e talos. Os participantes degustaram algumas receitas oferecidas no local. A segunda palestra teve uma abordagem mais informativa, procurando retratar a temática “Alimentação Saudável”, enfatizando a importância dos bons hábitos alimentares na manutenção de um organismo mais equilibrado.
Gestantes: As estagiárias do curso de nutrição, juntamente com a nutricionista responsável, realizaram duas palestras com o grupo de gestantes do município. A primeira palestra abordou a temática “Alimentação saudável para a gestação”, no qual, procurou-se citar exemplos práticos de como se pode melhorar nossa alimentação, através da retirada e inclusão de determinados alimentos e principalmente, abordou-se a melhora do comportamento alimentar (ingestão de água, mastigação, entre outros). A segunda palestra tratou da temática “Alimentação saudável desde a infância: a introdução alimentar”, visando retratar quais as especificidades da alimentação infantil.
Alunos: Realizaram-se as seguintes palestras com os alunos da rede municipal e estadual de ensino de Iomerê:
“Transtornos Alimentares” – temática trabalhada com alunos do Ensino Médio e 5ª à 8ª série, tanto da Escola Frei Evaristo, quanto na Escola Laércio Caldeira de Andrade (na comunidade de Bom Sucesso).
“Nutrição e Esporte” – temática trabalhada com os atletas do Futsal e Voleibol do município. A palestra contou com a participação do professor/treinador físico. Fora entregue um material informativo aos atletas ao final da palestra.
“A importância das frutas e verduras na Alimentação” – essa temática fora trabalhada com os alunos da 1ª. à 4ª. Série, tanto do Centro Municipal de Educação no Centro em Iomerê, quanto na comunidade de Bom Sucesso.
Foram realizadas ainda atividades educativas (pintura, desenhos, colorir, escrever) com os alunos do pré do Centro Municipal de Educação em Iomerê e na comunidade de Bom Sucesso; avaliação nutricional de 147 alunos da pré-escola e 1º. Ano (em Iomerê) e de pré-escola e 1ª. à 8ª. série (em Bom Sucesso) e as informações nutricionais foram repassados aos pais através da entrega de um boletim nutricional; foi aplicado um questionário de aceitabilidade alimentar com os alunos da Educação de Jovens e Adultos e Ensino Médio, com a colaboração das estagiárias curriculares do Curso de Graduação Nutrição da Universidade do Oeste de Santa Catarina –UNOESC (Campus Videira).Ações de Capacitação e Treinamento:
Com as merendeiras: O trabalho inicial fora realizado através de uma reunião no qual foram discutidos vários aspectos relacionados a alimentação escolar, bem como cuidados na manipulação, recebimento e preparação de alimentos; responsabilidades e funções das merendeiras; horários de trabalho; ações dos fornecedores; cardápios e pedidos, entre outros aspectos.Com os pais: A nutricionista procurou participar das reuniões iniciais de pais e professores e retratou, brevemente, aspectos relacionados a Alimentação Escolar, variedade de gêneros alimentares e cardápios das escolas. Realizou-se uma palestra com a temática: “Alimentação saudável desde a infância: compreendendo o hábito alimentar”. A temática fora escolhida, pois se observa a necessidade de trabalhar com os pais sobre aspectos inerentes ao comportamento alimentar, já que os pais são os Educadores em primeira instância e devem sim, demonstrar bons exemplos de hábitos alimentares, para sustentar uma formação mais saudável em seus filhos.
Com a comunidade: Realizou-se em parceria com a Secretaria de Saúde, um curso, com duração de 3 horas, sobre Manipulação de Alimentos, ministrada por um professor de Engenharia de Alimentos, da Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC (Campus Videira), a toda a comunidade, interessados e proprietários de estabelecimentos vinculados a alimentação.
Palestra (“Alimentação Funcional”) realizada na comunidade de São Roque, em convite e parceria com os extensionistas agrícolas da EPAGRI, no qual se abordou sobre os alimentos funcionais que podem ser utilizados na alimentação que apresentam maior acessibilidade (azeite de oliva, linhaça, gergelim, soja, óleo de canola, sardinha enlatada em óleo, ovo e frutas e verduras em geral).
Com o Conselho de Alimentação Escolar: Nas reuniões realizadas com o Conselho de Alimentação Escolar (CAE), a nutricionista procurou sempre abordar assuntos e aspectos inerentes a Educação Nutricional e Alimentar, Alimentação Saudável, Alimentação Infantil, Higiene e Manipulação dos Alimentos e elaboração de cardápios as escolas, com todos os conselheiros, buscando a ampliação dos conhecimentos e saberes deste grupo, bem como, aumentando a conscientização da importância de sua extensa atuação.
Com os Professores: Predominou a manutenção de um dialogo entre nutricionista e professores e reforçar a importância da atuação de professores com o nutricionista na busca de conceitos adequados de alimentação saudável no ambiente escolar. Observou-se que os professores sempre tiveram iniciativas de trabalhar com a temática na sala de aula, sendo que em algumas vezes nem mesmo o nutricionista acabava tento conhecimento das atividades, visto que os professores foram treinados e obtiveram um bom material de apoio para colaborar na execução de suas atividades. No entanto, muitas vezes o nutricionista era contatado e colaborava nas ações conjuntamente.
Com a comunidade, merendeiras, pais e estudantes de graduação: Por fim, em novembro de 2009, fora realizado um Curso teórico-prático (“O uso da farinha de arroz na Alimentação”) para todas as merendeiras, comunidade interessada e alunos do Curso de Graduação em Nutrição da Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC. O curso fora realizado no Pavilhão da Igreja do município, em parceria com o município de Pinheiro Preto e contou como palestrante a nutricionista Angélica Magalhães.
E no dia 06 de maio de 2010, a nutricionista Karine Albiero, realizou atividades com todos os alunos da Escola Laércio Caldeira de Andrade, enfocando aspectos inerentes a Educação Alimentar e Nutricional.
Com os alunos da pré-escola, trabalhou-se com uma leitura de um texto sobre a Cebola (“Celinha”) e posteriormente, os alunos fizeram atividades de colorir a Pirâmide Alimentar (especificamente as frutas e verduras).
Com o restante dos alunos, a nutricionista explicou sobre a Pirâmide Alimentar e realizou atividades de redação (“Porque devemos consumir frutas e verduras diariamente?”) e atividades de colorir.
O relatório informativo das ações desenvolvidas pelo Município no campo da Merenda Escolar é uma forma transparente do Poder Público mostrar à comunidade local e regional as diretrizes dadas e a forma aplicada nas instituições de ensino no Município.