Ideb/2009 coloca Iomerê em destaque no cenário Nacional

13/07/2010

O Ministério da Educação e Cultura divulgou no dia 05 de julho, os dados do Ideb/2009, e para satisfação e alegria da comunidade iomerense, o Município é destaque Nacional com Índice de Desenvolvimento da Educação Básica- Ideb, de 6,0 na Rede Municipal de Ensino, colocando a Educação do Município entre os 5% dos municípios brasileiros com melhor desempenho educacional nos anos iniciais.

Com o resultado, Iomerê passou dos 5,2 de 2007 para 6,0 em 2009, e atingiu, com antecedência de 12 anos, a meta do Governo Federal, que é alcançar índice 6, em 2022.

Para a secretária municipal de Educação Cultura e Esportes, Inês Kumiechick Mariani, os avanços obtidos no campo educacional é decorrente de uma construção, de uma caminhada. “É fruto de muito trabalho, empenho, comprometimento, qualificação dos professores, parceria entre escola e família”, explicou a Secretária.

Na avaliação do Executivo Municipal, a conquista é um reflexo das políticas públicas colocadas em prática no Município, que está voltado para valorização dos profissionais, e também todos as capacitações; implantação de material didático de qualidade, que conseguiu atingir este resultado positivo, o que prova que através da Educação é possível construir uma sociedade desenvolvida e preparada para um futuro promissor.

O Prefeito Municipal Antoninho Baldissera, parabenizou toda equipe da Educação e destacou o trabalho de toda sociedade envolvida no processo ensino aprendizagem – direção, professores, alunos e pais. Baldissera disse que Educação é prioridade em Iomerê. “A meta é continuar investindo e apostando na qualificação dos professores e na oferta de serviços e meios para que os alunos possam obter maior proveito possível nos bancos escolares”, afirmou.

Criado em 2007, o Ideb sintetiza, em uma escala até dez, dois conceitos de igual importância para a qualidade da educação: aprovação e média de desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação obtidos no censo escolar e de médias de desempenho nas avaliações do Saeb e na Prova Brasil.

A série histórica de resultados do Ideb teve início em 2005, com o estabelecimento de metas bienais de qualidade a serem atingidas pelo país, por escolas, municípios e unidades da Federação. A cada instância, espera-se uma evolução que contribua, em conjunto, para que o Brasil atinja o patamar educacional da média dos países da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). Em termos numéricos, isso significa progredir da média nacional de 3,8, registrada em 2005, na primeira fase do ensino fundamental, para 6, em 2022, ano do bicentenário da Independência.