Lançamento do DVD do Coral de Iomerê

O dia 20 de julho de 2010 foi registrado na história de Iomerê, pela concretização do sonho do Coral Municipal  e da Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esporte, em poder lançar o DVD, uma obra que é o resultado de uma história que tem raízes no canto Iomerense.

Atualmente regido pelo Maestro Luis Cividini, o Coral Municipal foi criado em 1997 e conta com a participação de 25 pessoas da comunidade de Iomerê. Ao longo destes 13 anos de existência, o Coral já realizou uma série de apresentações no município e em diversas cidades da região.

Com o lançamento do seu primeiro DVD, o Coral tem o objetivo de divulgar a grandeza e beleza do seu povo, e se orgulha em cultivar a cultura, a arte e a beleza do canto.

Os 27 coralistas, com a regência do maestro, apresentaram ao vivo algumas das canções que compõem a gravação. O repertório de 11 músicas, abrange canções folclóricas,  religiosas e incluiu  cantos apresentados  pelo Coral em festivais, eventos cívicos e religiosos durante os últimos anos.

As imagens do DVD foram captadas no ano de 2009 na Igreja Matriz, contando com a participação especial dos integrantes da Banda Municipal Santa Cecília e do Grupo de Violinos.

Repertório do DVD:

1. Cantiga para um anjo, 2.Canção da Paz, 3. Hino de Iomerê, 4. Luar do Sertão, 5. O anoitecer, 6. Vá Pensiero, 7. Presença, 8. Palmeira, 9. Mocidade, 10. Sinos de Belém e 11. Bate o Sino.

Integrantes do Coral Municipal de Iomerê:

Senhores: Luiz Cividini (maestro do coral), Geraldo Tonetta, Danilo Quaiotto, Ilor Ebeling, Zelir Abati, Armindo Romualdo Sipp, Alberto Sipp, Lirio Barichello, Valdir Cividini, Vilson Volpato e Gentil Colombo.

Senhoras Agnese Rombaldi, Marizete Barichello, Ionice Sipp, Lúcia Volaptto, Inês Cividini, Terezinha Lazzari, Pierina Cella, Lucia Tonetta, Hortelina Zardo, Elzira Piccoli, Olga Albina S. Volpato, Ivete Bridi, Elizete Toldo, Neoli Pasqual, Maria Vescovi e Mafalda Breda.

Banda Municipal Santa Cecília

Na mesma data o Poder Público Municipal prestou homenagem  à Banda Municipal Santa Cecília, que teve participação especial na gravação DVD do Coral Municipal.

A Banda Santa Cecília de Iomerê foi criada em 1924 e era formada por homens da comunidade. Abrilhantavam festas locais e também em outros municípios, como por exemplo na implantação do município de Caçador.

A banda Santa Cecília tem estatuto próprio e regimento interno e teve períodos de grande prestigio, participando por duas vezes no Programa de Televisão “Salve a Banda” de Blumenau na antiga TV Coligadas.

Desde sua criação, a Banda Santa Cecília de Iomerê em função de seus membros serem voluntários, passou por períodos de inatividade, como na década de 1950 até 1968, quando retoma suas atividades com membros remanescentes até 1974. Depois desse período somente em 1997 a banda é reestruturada atendendo aos anseios da comunidade que aprecia com entusiasmo as apresentações.

A Banda Municipal Santa Cecília faz parte da identidade e visa à integração social  tendo como objetivo principal contribuir com uma melhor formação do jovem, da criança e do adolescente, contribuindo para a formação de uma sociedade melhor, pois se as pessoas ouvem boa música, aprendem a tocar, desenvolvem a sensibilidade, a disciplina e a perseverança.

Os 23 integrantes da Banda receberam das mãos dos secretários Municipais: Valcir Seriguelli e  Solange de Bortoli Beal, lembrança dos 15 anos da cidade em agradecimentos pela alegria que proporcionam aos iomerenses e visitantes.