15º Aniversário de Emancipação Político Administrativo de Iomerê

Criado em 20 de julho de 1995, o município de Iomerê completou na terça-feira (20/07), o décimo quinto ano de existência. Uma caminhada de organização e estruturação, que transformou a cidade em referência regional e estadual.

Para comemorar  a data e os avanços trazidos pela emancipação política e administrativa decorrente do trabalho de sua gente que sustenta o crescimento econômico, a melhoria na infra-estruturara e muitas outras ações e  conquistas, o Executivo Municipal, promoveu no dia do Município uma grande festa, com a presença dos iomerenses, liderados pelo prefeito Antoninho Baldissera, seu vice Mirio Ebeling, acompanhados  da Rainha de Iomerê – Ana Carolina Modena e das Princesas Angélica Rombaldi e Camile Peretti.

As comemorações tiveram início com celebração religiosa (Missa) no idioma italiano, presidida pelo Padre Elias Zago, ao lado do Pároco da Paróquia São Luiz Gonzaga-Pe.  Camilo Munar e dos demais Padres da Congregação dos Camilianos, que obtiveram apoio de líderes locais proporcionaram momentos de muita emoção e de Fé na Igreja Matriz São Luiz Gonzaga.

Após a celebração da Missa em Italiano, o grande público foi recepcionado no salão Paroquial pelo Prefeito, sua equipe de secretários municipais (Inês Kumiechick Mariani, Solange de Bortoli Beal, Valcir Afonso Serighelli, Juarez Nicolau Borga, Izair Zamboni e Paulo César Doré – Assessor Jurídico), e dos membros do Poder Legislativo Municipal (Josias Sartori, Jacir Devalieri, Itacir Balbinot,  Ilor Epeling, Mário Sartor, Josnei Bavaresco, Maximinio Francisco Volpato, Darci Balbinot e   Alzemiro Mafioletti).

Demonstrando respeito e admiração pelo trabalho dedicados ao município e a sua gente, a Administração Municipal prestou homenagem a diversas personalidades que ao longo dos anos, desde a chegada dos primeiros colonizadores até os dias atuais contribuíram para o desenvolvimento sócio econômico da cidade. Os homenageados: Adélia Zanini ; Amabile Zago;  Padre Elias Zago; Dr. Iran Domingues Pizzolatti Alves; primeiro prefeito de Iomerê Aujocir Alberto Zago; Primeiro Vice-Prefeito Darci João Cantu: primeiros vereadores de Iomerê,Carlos Candiago, Avelino Ansiliero, Laércio Vicente Lazzari, Celso Tragancin, Geraldo Chiapinotto, Rubens Comelli e Juvenal Bridi receberam das mãos do Prefeito Baldissera um DVD do Coral Municipal, lançado no mesmo dia, fruto do trabalho de uma história que tem raízes no canto Iomerense.

O público tambem conheceu o DVD  de um vídeo institucional de Iomerê, com imagens do Município e de suas potencialidades e de sua gente captadas no ano de 2009 e início primeiro semestre de 2010, com duração aproximada de 12 minutos, e com imagens de diferentes segmentos, destacando as áreas como a infra-estrutura, educação, cultura, agricultura, saúde, obras entre muitas outras ações realizadas e conquistadas nesses 15 anos de história.

No seu pronunciamento o prefeito Antoninho Baldissera enalteceu o trabalho de todos que contribuíram para a formação do Município e os que ajudaram construir uma história de sucesso. Agradeceu sua equipe de Secretários e Servidores e especialmente  os iomerenses que são o maior patrimônio de Iomerê. Destacou os que antecederam na Administração Municipal e afirmou estar orgulhosos de sua gente e da alegria em poder fazer parte de uma terra – que segundo interpretação indígena era tida como “Campos do Pai”, e que hoje completa 15 anos da grande família Iomerê. “Meu sentimento é de gratidão ao povo iomerense pelo trabalho de todos em busca de uma vida melhor para a coletividade, eu acredito em nossa gente e sou grato por isso”, afirmou o Prefeito.

Aujocir Alberto Zago -primeiro Prefeito de Iomerê, um dos articuladores da transformação do Distrito em Município, e durante seus dois mandatos foi responsável pela implantação e estruturação do município, elogiou o trabalho de todos os iomerenses e disse estar muito feliz pelo sucesso alcançado, e especialmente por presenciar a satisfação das pessoas em viver numa terra que é sinônimo de desenvolvimento sustentável.

Padre Elias Zago, que nasceu na comunidade de Rondinha em Videira, e sempre esteve muito ligado a Iomerê, com 27 anos de sacerdócio e boa parte deste tempo  dedicado ao Município, referiu os 15 anos de Iomerê nos valores das famílias e da união da comunidade que participou em grande número nas comemorações.  Padre Zago elogiou o trabalho dos Administradores que nesses quinze anos não mediram esforços para que as pessoas tivessem orgulho de ser iomerenses.

Na casa dos oitenta anos de idade, o Médico Iran Domingues Pizzolatti Alves, primeiro Médico a atuar em Iomerê , disse estar maravilhado pela homenagem recebida e em poder voltar à cidade que segundo ele, é hoje exemplo para o País, pela beleza e pelo que proporciona a sua gente.

De acordo com Dr. Iran, foi em Iomerê que ele aprendeu a ser Médico de fato. Teve experiências inusitadas, atendendo gente nas colônias a cavalo, atravessando riachos de barco e fazendo partos à luz do lampião. A Medicina e a leitura marcaram a vida deste médico. É autor de vários livros entre eles o Livro Um Médico em apuros com relatos da sua trajetória em Iomerê. Uma citação do filósofo, escritor e poeta Ralph Emerson  espelha muito bem a visão do médico Iran sobre a Medicina que acredita: “A verdade é como o sol, que um eclipse pode escurecer, mas não apagar”.  “Pra mim é uma medalha de ouro que estou recebendo pela oportunidade de ter começado minha carreira na Medicina neste Município”,  destacou.

Para fechar com chave de ouro as festividades dos 15 anos de Iomerê, o prefeito Antoninho Baldissera  e a primeira Dama Dalva Candiago Baldissera fizeram o Corte do Bolo, ao som do canto dos Parabéns ao Município de Iomerê. Em seguida o bolo foi distribuído à população e  a festa continuou com animação da Família Sartor.