Prefeitura e Souza Cruz abrem portas para a inclusão digital em Iomerê

O município de Iomerê inaugurou na quinta-feira 17, na Casa da Cultura, uma sala de Inclusão Digital do Produtor Rural. Planejada e organizada numa parceria da Prefeitura com a Souza Cruz, FAESC, FETAESC, SENAR e EPAGRI com o propósito de levar capacitação aos produtores rurais iomerenses, os quais de posse de conhecimento, computadores e internet, poderão desenvolver suas habilidades gerenciais e negociais, e tornar as propriedades em empresas agrícolas de sucesso.

A solenidade contou com a presença de dezenas de autoridades nacionais, estaduais e regionais, com destaque para o presidente da Souza Cruz – Dante Letti – que é natural da cidade de Iomerê, onde viveu com a família até os 14 anos de idade, do secretário estadual da Agricultura – João Rodrigues e do prefeito de Iomerê – Antoninho Baldissera.

Para o presidente da Souza Cruz, o iomerense Danti Letti, retornar a terra natal foi um presente e uma forma de agradecer os ensinamentos que obteve nas escolas que freqüentou no Município, e segundo ele, possibilitaram-lhe conquistar o sucesso, de um homem que hoje ocupa a presidência de uma das maiores empresas do setor do mundo. “Sinto-me orgulhoso em dizer que sou iomerense e que foi aqui que aprendi a dar os primeiros passos, e fizeram a diferença a minha vida. Retornar a minha cidade natal é um prazer, e ver como ela está bonita e bem cuidada é uma satisfação ainda maior”, disse Letti.

De acordo com o presidente da Souza Cruz, a sala de Inclusão Digital subsidiada pela empresa faz parte do “Projeto Saber”, iniciado em 2009, o qual é voltado para a sustentabilidade social e econômica do meio rural. Na sala beneficiada pelo projeto são oferecidos os cursos de Inclusão digital, curso de informática básica, cursos voltados à segurança e saúde do trabalhador, curso de administração rural e empreendedorismo.  Representando o governador de SC, o secretário da Agricultura do Estado, João Rodrigues, elogiou a parceria de Iomerê com a Souza Cruz e declarou que a prioridade número um de sua gestão frente ao comando da agricultura de Santa Catarina será fazer com que 100% das propriedades agrícolas catarinenses tenham acesso a um computador. “Precisamos valorizar e proporcionar ao produtor rural acesso as mesmas tecnologias disponíveis nas cidades. Por que o agricultor merece por tudo aquilo que representa para a economia e para a vida de nosso Estado”, disse Rodrigues.

De acordo com dados do Governo Estadual, cerca de 30 mil propriedade agrícolas de Santa Catarina correm o risco de serem extintas nos próximos anos, por não haverem sucessores. Alertou para a necessidade urgente de colocar em prática políticas públicas para tornar o agricultor um empreendedor e empresário do campo, e fazer com que obtenha satisfação e motivação para continuar gerando riquezas através do agronegócio.

Satisfeito com o prestígio do município de Iomerê, por ter um filho da terra na presidência de uma multinacional, como a Souza Cruz e pela presença de diversas autoridades, especialmente voltadas para o agronegócio catarinense e brasileiro, o prefeito de Iomerê, Antoninho Baldissera enalteceu a parceria com a Souza Cruz, por acreditar na educação como instrumento capaz de impulsionar uma sociedade para o desenvolvimento sustentável. Destacou a importância da sala de Inclusão Digital para a população de seu Município, e disse que o conhecimento e o acesso as tecnologias é a chave para abrir portas do sucesso.

Ao final da cerimônia de inauguração oficial da sala de Inclusão Digital, o presidente da Souza Cruz – Dante Letti, a pedido do presidente da FAESC – José Zeferino Pedroso, efetuou a entrega de certificado de conclusão do curso de Inclusão Digital Rural à Elzira Maria Mezzomo Piccoli, uma das primeiras a ser beneficiada com a parceria entre a Administração Municipal e a Souza Cruz.

Projeto Saber

O Projeto Saber nasceu de uma pesquisa encomendada pela Souza Cruz ao instituto Vox Populi em 2008. A pesquisa descobriu que 19% dos 40 mil produtores rurais integrados a Souza Cruz já possuíam computador em casa, porém somente 2,4% com acesso à Internet. Dentre os que não possuíam computadores, 80% tinham interesse em adquirir um aparelho. O objetivo do projeto Saber é garantir a sustentabilidade dos negócios do produtor rural, permitindo acesso a ferramentas que potencializem os lucros através de um melhor gerenciamento da produção.

Em Iomerê, a Prefeitura disponibilizou a estrutura física – na Casa da Cultura e a Souza Cruz doou dez computadores, e neste momento os cursos de capacitação estão sendo oferecidos através do SENAR.