Iomerê fomenta atividades da Ovinocultura e Caprinocultura

 

Com objetivo de valorizar e buscar novas alternativas de mercado para as atividades com ovinos e caprinos nas propriedades da região, visando o melhor aproveitamento das áreas ocupadas, bem como melhorar a genética por meio de cruzamento e manejo, utilizando um controle de cadastro permanente, favorecendo o intercambio entre os produtores, o município de Iomerê promoveu no domingo, 20 de fevereiro, o Primeiro Seminário Regional de Ovinocultura e Caprinocultura.

 

Organizado pelo Centro de Tradições Gaúchas – CTG -Tropeiro Crioulo de Iomerê, em parceria com a Administração Municipal de Iomerê, através da secretaria municipal de Agricultura, Escritório local da Epagri e apoio de empresas privadas, o evento mostrou aos produtores e consumidores a viabilidade das atividades e os sabores variados dos produtos de origem da criação de ovinos e caprinos.

 

As atividades teóricas, palestras e debates aconteceram no auditório da Prefeitura, onde dezenas de criadores e técnicos discutiram as melhores raças, pastagens e manejo dos rebanhos que podem ser criados na região. Já a parte prática, ou seja, visitação a exposição e o próprio consumo de pratos elaborados a base de carnes de ovinos e caprinos aconteceu no Centro Comunitário da Linha Bridi Pasqual.

 

Segundo o patrão do CTG, Carlos Alberto da Silva, o seminário foi um sucesso, e lembra que a troca de conhecimentos e informações técnicas ajudará os criadores a expandir a atuação no mercado dos produtos oriundos da criação de ovinos e caprinos, bem como estimula o consumo dos mesmos, buscando assim um melhor aproveitamento do setor, que ainda tem espaço de crescer na região.

 

Para o prefeito de Iomerê, Antoninho Baldissera, o seminário é uma ferramenta a mais para que criadores ganhem maior notoriedade junto ao mercado consumidor e, para que a população tenha mais conhecimento da importância da caprinocultura e ovinocultura, tanto na economia regional como na gastronomia em geral.

 Ivair Ceron21/02/2011