Iomerê amplia serviços e horário de atendimento na área de saúde

A secretaria municipal da Saúde e Ação Social de Iomerê vai aumentar o tempo e os serviços prestados aos iomerenses, na Unidade Básica de Saúde do Município. Para isso, está realizando algumas ações imediatas, as quais objetivam principalmente o melhor atendimento à população. As melhorias e investimentos já começaram pela infra estrutura, com readequações do prédio da Unidade, onde terá uma sala específica para entrega de medicamentos, autorização e orientações dos exames, o que isto era feito em uma sala comunitária, o que impossibilitava muitas vezes o entendimento do paciente quanto ao uso correto da medicação, ou mesmo os procedimentos corretos quanto à coleta dos exames laboratoriais.  Além desta, outra sala está sendo viabilizado para Consulta de Enfermagem, onde o profissional Enfermeiro poderá atender mais e melhor a população, também obedecendo ao critério da privacidade e humanização do atendimento. -Entendemos que a população merece privacidade. Além disso, será contratado um profissional Farmacêutico habilitado para a entrega e orientação da medicação, e ainda será possível a aquisição de mais alguns itens de medicamentos para a farmácia básica do município-, explica Solange De Bortoli Beal – Secretária Municipal da Saúde e Ação social. Com as novas adequações e melhorias na parte física, a Administração Municipal colocará em prática novo horário de atendimento ao público, a partir de abril deste ano, passando das atuais 08 horas para 12 horas diárias- das 07 às 17 horas. Sendo que o pessoal administrativo, Médico, Odontólogo e Assistente Social permanecerá com o atendimento de 8 horas/dia. O horário será estendido apenas para os profissionais de Enfermagem. Manipulação de Alimentos e Saúde Pública A preocupação com a saúde pública no município está levando a equipe técnica da Secretaria Municipal de Iomerê a realizar ações de capacitação para todos os manipuladores de alimentos – envolvendo as equipes que trabalham nas grandes festas religiosas ou comunitárias do município.  O objetivo é orientar os manipuladores das possíveis contaminações que podem atingir um grande número de pessoas, o que não deixa de ser um sério problema de saúde pública. A meta do Poder Público Municipal é despertar nos iomerenses a consciência da necessidade de atuar preventivamente, para poder aumentar a qualidade e a segurança nos serviços ofertados à população que freqüenta os eventos festivos, como exemplo, a tradicional Festa Julina que recebe anualmente milhares de pessoas.  Contratação de mais profissionais para a Saúde O aumento do número de serviços e do tempo de atendimento à população nas áreas da Saúde e Ação Social do Município fez com que a Administração Municipal realizasse processo seletivo para contratação de cerca de doze novos profissionais para ampliar o poder de atendimento à população. O processo seletivo acontece no sábado dia 14 de fevereiro de 2009 e os selecionados devem ser contratados no mês de março próximo.