Forum de Regionalização do Turismo

Representante do município de Iomerê reuniu-se com o gerente de Turismo, Cultura e Esportes da Secretaria Regional de Videira, Lídio Manenti e demais secretários de turismo dos sete municípios que compõem a SDR de Videira, para discutir a participação deles no Fórum de Regionalização do Turismo, que acontece no próximo dia 10 de abril em Videira.

O evento acontecerá no auditório da Unoesc de Videira, a partir das 9 horas da manhã e contará com as presenças do secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel, do presidente da Santur, Valdir Walendowsky, e de representantes das associações comerciais, entidades de classe, trade turístico, sociedade civil organizada, profissionais, professores, agências, guias turísticos e toda cadeia envolvida no setor turístico de 61 municípios componentes do Vale do Contestado e das SDRs Videira, Caçador, Canoinhas, Curitibanos, Campos Novos, Joaçaba, Concórdia e Seara.

No total, serão realizados oito Fóruns em todo o Estado e Videira sediará o terceiro deles. A iniciativa é da Secretaria Estadual de Turismo, Cultura e Esporte, das SDRs, Santur e Ministério do Turismo. O objetivo é construir, trabalhar, fortalecer a gestão regional e consolidar a política estadual do turismo, além de passar às regiões as atualizações das informações e focar as ações prioritárias a serem desenvolvidas no Estado.

Durante o evento, serão abordados os seguintes temas: apresentação da metodologia dos trabalhos da gestão regional; gestão regional PDIL (Plano Integrado do Lazer – Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional); apresentação do Turismo Roteiros do Brasil 2008 (Salão Catarinense de Turismo); apresentação de ações de desenvolvimento regional pelas entidades do Trade e apresentação das linhas de crédito para o turismo por instituições financeiras como: BRDE, Badesc, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. O encerramento previsto para as 18 horas contará com uma Mostra Gastronômica, exposição de artesanato e apresentações artísticas e culturais da região.