Iomerê trabalha Educação Nutricional no contexto Escolar

Uma parceria entre as secretarias municipais de Educação, Cultura e Esporte e de Saúde e Ação Social pretende melhorar a educação nutricional no ambiente escolar da cidade de Iomerê, bem como criar instrumentos para que a população possa conquistar mais qualidade de vida.

Para isto, já no início do ano letivo de 2011, a nutricionista Karine Albiero trabalhou com os professores, tanto do Ensino Municipal, quanto do Estadual, as primeiras ações visando trabalhar a temática: “Educação Nutricional no contexto escolar”.

De acordo com a nutricionista, o estilo de vida da população, por muitas vezes descuidados com a alimentação; o cenário de saúde revela o aumento expressivo de doenças crônicas, como obesidade, dislipidemias (colesterol e triglicerídeos alto), diabetes, doenças emocionais, entre outras.

“Neste sentido, a implementação de um Programa de Educação em Saúde e Qualidade de Vida é a chave do sucesso, e assim sendo, todos os profissionais, principalmente, os educadores, deverão ser capacitados e conscientizados da importância de sua atuação”, explica Karine.

A nutricionista lembra que as legislações atuais, como a Lei 11.947 (2009), Resolução do FNDE 38 (2009) e a Lei 15.265 (2010), entre outras, exigem que cada vez mais os municípios devem ter como prioridade a execução de conjunto de ações, que objetivem estimular a adoção voluntária e consciente de práticas de saúde, principalmente, no que tange as escolhas alimentares saudáveis. Paralelo a isto, essas ações buscam colaborar para o processo de ensino- aprendizagem e também, tornar conteúdos maçantes de sala de aula, em temas mais atrativos para os alunos.

Como resultado dos primeiros trabalhos, os educadores comprometeram-se em elaborar um plano de atividades para o ano de 2011, e através deste, as Secretarias de Educação e de Saúde, trabalharão conjuntamente em prol dos mesmos objetivos.

Ceron22/02/2011