Reuniões definem famílias que serão beneficiadas pelo poço artesiano da Linha Santo Isidoro

A Prefeitura de Iomerê está articulando as tratativas para a utilização do poço artesiano, que o município perfurou na Linha Estrada Nova, na comunidade de Santo Isidoro. A previsão inicial era que o novo sistema de captação de água beneficiaria aproximadamente 20 famílias residentes naquela comunidade, além de também atender a demanda de moradores de Linha Caravaggio. No entanto, as reuniões tem apontado o interesse de pelos menos outras 10 famílias que também poderão ser atendidas.

Além de definir os interessados em utilizar  o poço, os encontros também estão definindo as responsabilidades do município e dos usuários no processo, como a instalação da rede de distribuição, controle do consumo, manutenção, entre outros aspectos. Uma comissão foi formada para entre os moradores para definir essas questões. A análise da água já foi realizada apontando que é própria para o consumo humano, por isso, a expectativa é que o poço entre em funcionamento nos próximos 90 dias, após a conclusão da instalação da rede de distribuição.

A perfuração do poço artesiano na comunidade de Santo Isidoro foi realizada por meio do Consórcio CIM Catarina, que licita os serviços de forma conjunta para dezenas de municípios, o que barateia os custos. O valor total da obra foi de R$ 69.706 e os recursos são do próprio município, remanejados, após aprovação da Câmara de Vereadores. A empresa realizou a perfuração do poço artesiano, a instalação de equipamentos para bombeamento, o teste final de vazão, a análise físico-química e bacteriológica da água.  O local onde foi construído o novo poço artesiano foi doado ao município pela família de Jaime e Leonice Buffon.