Projeto Rede de Vizinhos da Polícia Militar entra em operação em Iomerê

O 7º Grupamento da Polícia Militar de Iomerê (PM) formalizou na noite de terça-feira (3), o projeto Rede de Vizinhos e a Rede de Segurança Escolar do município. A solenidade aconteceu no auditório da Prefeitura e reuniu o prefeito Luciano Paganini, o presidente da Câmara de Vereadores, Márcio Santini, o comandante da Polícia Militar de Iomerê, 3º sargento Roberto Carlos Rufino, a responsável pela Delegacia de Polícia, Haila Spiller, o secretário de Educação, Mauricio Bridi, além de dezenas de empresários e moradores.

Na oportunidade, a PM entregou as placas e adesivos que serão afixadas nas empresas, escolas e residências que aderiram as redes de proteção. No total, foram entregues cerca de 50 placas e adesivos de identificação, no entanto, o grupo de WhatsApp já conta com mais de 80 famílias inscritas. O Projeto Rede de Vizinhos visa a realização do trabalho da PM em conjunto com os comerciantes e moradores na prevenção de crimes e ou delitos na cidade.  De acordo com os policiais a intenção do programa é que os vizinhos se cadastrem em grupo de WhatsApp, coordenado pela PM, e, dessa forma atuem em cooperação, se associem para fomentar parcerias, fortalecer as relações interpessoais e a cidadania ativa da cidade. A iniciativa ainda pretende melhorar a relação entre a polícia e a comunidade, além de aumentar a vigilância natural, a fim de prevenir e restaurar problemas de ordem pública, garantindo a incolumidade física das pessoas e do patrimônio.

Além da inclusão no grupo de WhatsApp, os participantes também contam com uma placa de identificação do projeto afixada na fachada de suas casas e ou lojas. Para participar do grupo os interessados podem procurar a Policia Militar. Já a Rede de Segurança Escolar é um programa institucional da PM visando desenvolver ações junto à comunidade escolar, prestando serviços de apoio e de consultoria de segurança escolar, de assessoramento e atendimento com base em aspectos estruturais e não estruturais das unidades de ensino.

Nos próximos dias, Iomerê também passará a contar com as câmeras de videomonitoramento. Ao todo, seis câmeras deverão monitorar o município, via Central da Polícia Militar. O investimento da Prefeitura na parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e a Polícia Militar (PM) é de cerca de R$ 80 mil.