Iomerê sedia audiência pública

Na última sexta-feira, dia 16 de agosto, aconteceu no Auditório da Prefeitura de Iomerê uma importante audiência pública para discutir o fornecimento de energia elétrica para os municípios da região. A audiência foi solicitada após uma ampla mobilização dos vereadores dos municípios de Iomerê, Pinheiro Preto, Tangará, Arroio Trinta, Salto Veloso, Rio das Antas, Treze Tilias, Água Doce, Macieira, Ibicaré,  Catanduvas e Luzerna, pertencentes a União dos Vereadores do Meio Oeste (UVEMOC). Segundo os parlamentares, há registros em todos os municípios das quedas  constantes e instabilidade no fornecimento de energia elétrica, o que prejudica a atuação de indústrias, comércio e atividades rurais.  A audiência foi formalizada por meio da deputada Ana Paula Lima e prestigiada pelo presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa, deputado Neodi Saretta, a gerente Regional  da Celesc de Videira, Tânia Farias e o prefeito de Iomerê, Luciano Paganini, além dos vereadores iomerenses Denis Périco, Aleomar Penso, Renato Lázzarti, Andy Borga e Rudinei Lauermann. O Assessor Parlamentar Diego Bairros, representando a Deputada Ana Paula, também marcou presença, assim como diversos vereadores da região. Após a contextualização dos principais problemas feita pelo vereador Aleomar Penso, a  gerente Regional da Celesc e a equipe de engenheiros da empresa fizeram uma explanação  técnica sobre o modelo atual de fornecimento de energia na região. Em seguida, os participantes puderam formular suas questões e apresentar sugestões para melhoria no sistema. O Deputado Neodi Saretta, que presidiu a audiência, ressaltou a importância deste tipo  de encontro, que permite ouvir os anseios da população e colocar no mesmo local de debate o cidadão e o órgão do poder público prestador do serviço. Reafirmou o seu comprometimento com o assunto em questão, lembrando que em 2012 foi feita uma audiência pública em Treze Tílias sobre esse assunto e que já está dando resultados práticos. Também enfatizou que está atento aos últimos acontecimentos envolvendo a Celesc e que estará empenhando para que os esclarecimentos necessários sejam feitos pelos administradores desta empresa, tão importante  para o povo catarinense. Para os vereadores de Iomerê que organizaram e encabeçaram a proposta da realização da Audiência Pública a iniciativa foi positiva porque a empresa tomou conhecimento das principais falhas e os locais que ocorrem com mais frequência, assim como os prejuízos que causam. Além disso, durante a reunião a Celesc apontou algumas medidas para solucionar os problemas como o funcionamento de uma subestação em Treze Tílias a partir de 2014, a construção de uma subestação em Salto Veloso em 2015 e o aumento da capacidade da Subestação de tangará para atender a demanda da região, incluindo Iomerê.