Prefeitura de Iomerê investe nos setores turístico e cultural para diversificar economia

Os setores de Turismo e Cultura de Iomerê acabam de receber um importante incentivo da Administração Municipal. O prefeito Luciano Paganini assinou no final da primeira quinzena de abril a oficialização do Departamento Municipal de Turismo e Cultura. Implantado há menos de 15 dias o setor já iniciou um amplo planejamento para alavancar as duas áreas e inserir Iomerê nos principais roteiros turísticos e cultural de Santa Catarina. 

A frente do setor de Turismo e Cultura de Iomerê está Yuri Hentz que atuou como diretor de turismo do município de Videira nos últimos oito anos, além de ter sido vice-presidente da Rota da Amizade, que atende sete municípios e também membro participativo da Instância de Governança do Vale do Contestado, composta por 69 municípios. 

Duas semanas de muito trabalho e articulações

A determinação do prefeito é a de acelerar o processo de consolidação dos setores em Ioemrê, por isso, nos 15 primeiros dias de atuação, o setor de Turismo e Cultura já cumpriu uma extensa agenda. Entre as ações estão reuniões e debates  com a presidente  da Instância de Governança do Vale do Contestado, empresária Marivanda Pigatto, que esteve em Iomerê para auxiliar no mapeamento turístico local e na formação do Conselho Municipal de Turismo; a reunião com representantes dos roteiros regionais para inserir o município no turismo rural, religioso, cultural e gastronômico do Meio Oeste e,  participação no seminário “Gestão sustentável dos destinos turísticos” que reuniu, em Florianópolis, secretários Municipais de Turismo de todo o Estado.

Segundo Yuri Hentz, outro importante passo já desencadeado nos 15 primeiros dias de atuação, foi a articulação para a composição do Conselho Municipal de Turismo. A primeira reunião com empresários e lideranças locais, que deverão compor o Conselho aconteceu no último dia 26 e demonstrou que a interação entre os setores público e privado será preponderante para consolidar Iomerê no roteiro turístico estadual. 

Ações devem revolucionar turismo e cultura iomerenses

O pilar do novo setor será atuar para  inserir Iomerê nos roteiros de turismo rural, religioso, cultural e gastronômico do Meio Oeste e de  Santa Catarina. Para isso, uma série de medidas pontuais já foram elencadas.

No turismo cultural o projeto prevê a revitalização e ampliação das aulas do Coral Municipal, da Banda Santa Cecília e de flauta, além da articulação para implantação da fanfarra municipal e aulas de violino e promoção de concertos e o resgate da Noite Cultural de Iomerê. Ainda na cultura a Administração pretende planejar a cidade revitalizando o Museu de Bom Sucesso, resgatar o antigo monumento existente na estrada que leva a Bom Sucesso e que oferecia água aos tropeiros e caminhoneiros que por alí passavam; revitalizar o Monumento a São Cristovão; construir o parque de exposições e eventos da cidade; modernizar e padronizar o ajardinamento e a sinalização da cidade e do interior; construir um  portal turístico enaltecendo o fato de Iomerê ser a Capital Catarinense da Suinocultura; produzir amplo e moderno material informativo turístico local; fomentar a realização da tradicional Festa Julina e, restaurar e revitalizar o prédio do Paço Municipal, pois a construção que abriga o gabinete do prefeito, todas as secretarias e a Escola Municipal de Iomerê foi levantada em 1936  e nesses 81 anos de existência, passou apenas por pequenas intervenções.  

Já para alavancar o turismo religioso, o planejamento prevê a valorização do Parque Santa Paulina, o mapeamento para visitação da gruta e das igrejas de Bom Sucesso e da Igreja Matriz São Luiz Gonzaga,  além de uma produção diferenciada do espetáculo Noite Natalina que narra o nascimento de Jesus.

O turismo rural e gastronômico também vai receber atenção especial incentivando os restaurantes locais e as comunidades do interior a oferecerem com regularidade pratos típicos como o saboroso porco a pizza, promoção de visitação em vinícolas e cervejaria locais, capacitação para moradores e comerciantes da Comunidade de Bom Sucesso, além da modernização da sinalização do acesso às comunidades.