Centenário de Colonização Ítalo-Germânica de Iomerê

Administração Municipal lança programação com atividades culturais preparativas para a grande comemoração no ano de 2012, com o Tema: Meu Lugar, Minha História: Minha História, Minha Vida

A população do Município comemora no próximo ano (2012), o centenário da antiga “Fachinal Branco”, como era conhecido Iomerê no início de sua história, quando chegaram às primeiras famílias de origem italiana e alemã, para se juntar aos nativos da época (caboclos e índios), e dar início a colonização.

Será um ano inteiro de ações com objetivo de resgatar, preservar e valorizar a memória cultural, artística, costumes e tradições das pessoas que ao longo dos últimos cem anos fizeram e fazem parte da vida de um lugar considerado ideal para se viver. “Queremos fazer de 2012, um ano marcante, um momento de resgate histórico e de valorização deste marco inicial de nosso Município”, declarou o prefeito Antoninho Baldissera.

O lançamento da programação aconteceu na nesta semana, na E.E.B. Frei Evaristo – Centro Educacional Municipal de Iomerê, quando o Poder Público Municipal apresentou à sociedade a Comissão responsável e as atividades previstas, com destaque para o concurso com o tema: Meu Lugar, Minha História, Minha História, Minha Vida, onde será confeccionada uma logomarca, o hino do centenário, concurso de poesias, dança e teatro, os quais estarão representando os cem (100) anos da colonização ítalo germânica de Iomerê.

Relatos históricos e documentos dão conta de que a colonização de Iomerê teve início em meados de 1912, quando o trem pára na estação de Pinheiro Preto, onde desembarcaram várias famílias, instalando-se num campo aberto pelos índios e caboclos, denominado Fachinal Branco, hoje cidade de Iomerê. Aos poucos, outras famílias vieram juntar-se aos pioneiros, trazendo suas mudanças em cargueiros. Ao chegarem, derrubaram pinheiros, serraram manualmente as tábuas, fizeram suas casas e foram aos poucos povoando as terras.

Revista dos 100 Anos de Colonização Ítalo-Germânica

Paralelo a programação comemorativa dos cem anos, a Administração Municipal fará a edição de uma revista especial para a Educação e Cultura do município. Segundo a Secretária Municipal de Educação, Cultura e Esporte, Inês K. Mariani, a revista contará um pouco da história de Iomerê, através de textos, entrevistas, fotos, desenhos, poemas entre outros, elaborados pelos os alunos e por pessoas da comunidade. “O objetivo é aprofundar o tema da colonização de Iomerê, oferecendo às crianças e as pessoas em geral a oportunidade de aprender a história do município, pesquisando suas próprias origens”, explica a Secretária.

Para a publicação cada turma de alunos das escolas recebeu um tema para desenvolver e trabalhar juntamente com seus professores, ficando a critério do professor a metodologia a ser utilizada. Os melhores trabalhos serão selecionados e editados na revista Especial Cem Anos de Colonização Ítalo-Germânica de Iomerê que será publicada em 2012.

(Ceron – 06 de abril de 2011)