100% dos iomerenses já possuem o Cartão Nacional de Saúde

Iomerê -05/03/2012- O município de Iomerê já está com 100% da população equipada com o Cartão Nacional de Saúde (CNS), conhecido como Cartão SUS, de uso obrigatória desde o dia 1º de janeiro de 2012, para atendimento na rede pública de saúde.

Segundo a Secretária de Saúde e Ação Social do Município, Solange de Bortolli Beal, até mesmo pacientes que possuem convênio médico deverão apresentar o documento. A medida consta da Portaria nº 763, de 20 de julho de 2011, do Ministério da Saúde.

Além do cartão Nacional de saúde, o Município de Iomerê possui um banco de dados com as informações de seus habitantes, e desde o ano de 2011, a Administração Municipal confeccionou e distribuiu aos habitantes o Cartão Municipal de saúde, inclusive com o número do Nacional impresso.

De acordo com Solange o que é necessário a partir de agora é conscientizar as pessoas para que façam uso diário dos cartões, pois passa a ser um documento de uso obrigatório em todo o território nacional, para atendimento médico e ambulatorial.

O Cartão Nacional de Saúde é um instrumento que possibilita a vinculação dos procedimentos executados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) ao usuário, ao profissional que os realizou e também à unidade de saúde onde foram realizados. Para tanto, é necessária a construção de cadastros de usuários, de profissionais de saúde e de unidades de saúde. A partir desses cadastros, os usuários do SUS e os profissionais de saúde recebem um número nacional de identificação.

Como Iomerê já fez este trabalho, Solange alerta que se necessário a emissão da segunda via, caso alguém tenha perdido, basta o interessado solicitar as Agentes de Saúde ou na Unidade de Saúde do Município.