Aberto de Quatrilho é sábado

O município de Iomerê sedia, neste sábado, dia 3, o Campeonato Aberto de Quatrilho, que acontece em Linha Bridi/Pasqual, integrando as festividades alusivas aos 18 anos de emancipação político-administrativa do município. A expectativa é que mais de 80 competidores participem do evento.             “Nosso objetivo é difundir o jogo, mas também valorizar a cultura que foi trazida pelos imigrantes”, explica o presidente da Associação Brasileira dos Amigos do Quatrilho(ABAQ), Márcio Santini, que organiza a competição. Todos os jogadores vão usar artimanhas melindrosas para conseguir os almejados pontos. Ganha quem tiver mais na somatória geral. “Pela sua popularidade, o Quatrilho merece um evento assim”, acredita.          

 

A realização do Aberto em Iomerê já desencadeou eventos semelhantes em várias regiões brasileiras onde a cultura italiana está inserida. Por si só, eles contribuem para a divulgação do jogo. “Em todas as famílias que tem origem italiana, este jogo está presente, sendo repassado de pai para filho, há muitas gerações. Valorizar isso é reconhecer nossas origens”, explica ele.          

   O Quatrilho chegou à Santa Catarina trazido pelos desbravadores oriundos do Rio Grande do Sul, que são integrantes da segunda geração de imigrantes italianos no Brasil. Por isso, o jogo de cartas sempre foi uma das diversões preferidas nas colônias do interior e muito praticado nos finais de semana, quando o cansaço da labuta diária na terra dava lugar a uma satisfação pessoal.  O QUATRILHO É jogado com baralho espanhol e destaca-se pela troca de parceiros, no seu desenvolvimento. De regras simples, faz com que os participantes confrontem a estratégia mais inteligente para saírem vencedores da partida. Tal simbologia, já foi utilizada pelo cineasta Bruno Barreto, no filme “O Quatrilho”, que ajudou a divulgar a modalidade de jogo de cartas em todo o País.