Festa Julina inicia dia 18

Está definida a programação da Festa Julina de Iomerê, que neste ano chega à sua 29ª edição e acontece nos dias 18, 19 e 20 do mês que vem. A expectativa é que, neste ano, a festa reúna um público de aproximadamente 20 mil pessoas, caso as condições do tempo colaborem. No ano passado, quando a festa foi retomada depois de ter ficado três anos sem ser realizada, o mau tempo dificultou o acesso dos visitantes e, mesmo assim, cerca de 10 mil pessoas passaram pelo evento.

A Festa Julina de Iomerê configura-se em uma importante manifestação da cultura e dos costumes dos iomerenses e está sendo mantida pela atual administração municipal como forma de valorizar a história do município. Ela integra as festividades de aniversário de Iomerê, que neste está completando 19 anos de emancipação poítico-administrativa. A série de eventos iniciou com o baile de escolha da rainha do município, no último dia 31 e prossegue com o Baile da Terceira Idade, no dia 5 e o Jantar Gastronômico, no dia 12.

Segundo a presidente da CCO, Maria Colissi, todos os eventos foram pensados para valorizar a cultura dos iomerenses e, ao mesmo tempo, valorizar a Festa Julina. “Os atrativos neste ano se ampliaram e teremos, no total, 17 atrações artísticas se apresentando no palco, nos três dias de festa. Paralelamente a isso, ainda teremos a participação do Coral e da Banda Municipal e o Arrancadão de Jerico”, enfatiza ela. O maior público, como de costume, é esperado para o primeiro dia da Festa, a sexta-feira.

Em meio à programação, no domingo, haverá a realização do Almoço da Família Iomerense, com distribuição de carne suína às famílias locais. Na oportunidade, 19 metros de carne suína serão disponibilizados. “Iomerê é a capital catarinense da suinocultura e desta forma, também estaremos valorizando as coisas da nossa terra”. Toda carne será doada por empresas e criadores do município, como forma de incentivar o consumo e valorizar o título de nomeia a cidade.

Na programação da Festa Julina, na sexta-feira, dia 18, a principal atração do palco principal é a dupla Cézar e Paulinho que fará show nacional apresentando diversos sucessos. Além deles, Levitantes e Os Montanari se apresentarão. O acendimento da fogueira está programado para às 19h30 e o show pirotécnico, um dos pontos altos do evento, para as 22h. No sábado, o palco será tomado pela banda Mr. House, Trio Bakana, Richard Sanfer, Musical JM e Oswaldir e Carlos Magrão. No domingo, sobem nele Anderson e Fernando e Anjos do Hangar.

A Festa Julina, como tradicionalmente acontece, será realizada nas imediações da igreja São Luiz Gonzaga, com barracas disponibilizadas no pátio e palco principal à sua direita neste ano, garantindo um bom espaço para o público se acomodar. O Arrancadão de Jerico irá acontecer na avenida defronte à Igreja Matriz. Além da programação oficial, três bailes no Salão Paroquial integram a Festa Julina e serão animados por Chiquito e Bordoneio, Banda Karisma e Grupo Candiero, respectivamente na sexta, sábado e domingo.

O show pirotécnico deste ano, mais uma vez, deve ser uma atração à parte, nas noites de sexta-feira e sábado, durante a realização da Festa Julina. Tradicional em sua concepção, em 2014 deverá ter cerca de 15 minutos de duração em cada uma das apresentações.

A FESTA JULINA

As tradicionais barraquinhas de produtos típicos da época serão novamente direcionadas para entidades do município e a fogueira será gigante, mantendo a característica das festas realizadas nos anos anteriores.

A Festa Junina de Iomerê até 1996, acontecia nos meses de junho, seguindo a tradição. Sua data foi alterada para que ela fosse comemorada juntamente com o aniversário do município. Municipalizada em 1997 ela foi uma das maiores festas do gênero na região, superando todas outras em número de visitantes.    Agora, com a sua realização pelo segundo ano consecutivo, a administração quer recuperar este prestígio. Iniciada por alunos do antigo Colégio Agrícola de Videira(COAVI) na década de 80, tomou corpo em pouco tempo, sempre contando com grande envolvimento da comunidade.

ARRANCADÃO DE JERICO                O Arrancadão de Jerico, que também voltou a ser realizado no último ano, deverá ter o número de participantes incrementado em 2014. Para tanto os organizadores do evento já iniciaram o período de inscrições – que podem ser feitas pelo (49)3539-6000. Ele acontece no domingo, a partir das 09h30 com a recepção dos participantes, definição das arrancadas e esquenta de motores. O jerico é um veículo de motor estacionário, de baixa potencia. É o meio de transporte que muitas famílias utilizaram e ainda utilizam em suas propriedades e valorizar este veículo também é uma forma de prestigiar a cultura local. O Arrancadão consiste em uma mini-corrida com distância pré-definida, onde os jericos disputam dois a dois, qual é mais rápido. Quem vence, se classifica para as próximas disputas.

FESTIVAL GASTRONÔMICO   Integrando as festividades alusivas ao aniversário de Iomerê, acontece no próximo dia 12 de julho o II Festival Gastronômico  Sabores de Iomerê, nas dependências do Salão Paroquial. No cardápio, Polenta ao molho, Costelão, Porco Pizza, Porco à Paulina, Marreco recheado e acompanhamentos. A animação será da Família Sartor.   Os inressos podem ser adquiridos pelos telefones (49)9156-4429, 3539-5052 ou 9134-2219 e o evento abre oficialmente a Semana do Município. O Festival Gastronômico é uma promoção da Prefeitura de Videira, com apoio do CTG Tropeiro Crioulo, Comunidade de Linha Paulina e Comunidade Evangélica Luterana de Bom Sucesso.

PROGRAMAÇÃO DA FESTA

SEXTA-FEIRA – Dia 18