Iomerê e Lamon reafirmam Pacto de Amizade em evento oficial

O último domingo foi um dia histórico para os iomerenses, que através da oficialização do Pacto de Amizade com a cidade italiana de Lamon reviveram uma saga iniciada há 69 anos, quando imigrantes originários da região de Beluno fixaram residência no então distrito de Iomerê para a construção da Igreja Matriz. Depois da conclusão da igreja poucos voltaram para a Itália. A maioria fixou residência em Iomerê e protagonizaram outros momentos importantes na trajetória históricada localidade, que em 1995 viria a se tornar município.

No ato simbólico de assinatura de um termo de intercâmbio, os mandatários de ambos municípios criaram todas as condições para que os descendentes beluneses de Iomerê façam agora o caminho inverso de seus avós, voltando a sua região de origem, numa integração que visa a troca de experiências culturais, educacionais e econômicas.

Os sinos dobraram no momento em que Luciano Paganini – prefeito de Iomerê, e Ornela Noventa – prefeita de Lamon, assinaram as cópias do termo de reafirmação do Pacto de Amizade nas escadarias da Igreja Matriz São Luiz Gonzaga às 10h30 do dia 10 de novembro de 2019. O momento histórico foi acompanhado por autoridades brasileiras e por uma comitiva italiana de 18 pessoas, chefiada pela prefeita de Lamon e pelo presidente da Associação Bellunesi Nel Mondo, Oscar Debona. Também assinou o termo, o presidente da Família Bellunese de Iomerê, Yuri Piccoli Hentz, que foi quem deu início ao processo do “gemellaggio”, quando esteve na Itália em 2018.

Em seu discurso, Ornela Noventa reverenciou os brasileiros que acolheram os italianos em suas terras num momento de extrema necessidade. Segundo ela, essa aproximação entre as duas cidades é uma homenagem a brasileiros e italianos. “Eles deixaram nossa região na Itália porque passavam por grandes dificuldades; vieram para Iomerê a procura de trabalho e encontraram um lar”, disse a prefeita de Lamon.

O prefeito Luciano Paganini enalteceu a coragem e a garra do povo italiano e, ao entregar a chave da cidade de Iomerê para a prefeita de Lamon, reafirmou a disposição em fortalecer ainda mais os laços de amizade. “Ao entregar simbolicamente a chave da nossa cidade, estamos dizendo que todas as portas estão abertas para a comunidade de Lamon e, assim como aconteceu há 69 anos, vamos receber a todos de braços abertos”.

A cerimônia foi marcada também por homenagens aos pioneiros descendentes de Lamon e pelo fechamento de uma cápsula do tempo, contendo inúmeros documentos, fotos e imagens de momentos históricos – inclusive a assinatura do pacto de amizade que acabara de acontecer, e relatos sobre os dois municípios. A cápsula do tempo lacrada no domingo será aberta somente em 2045, daqui há 26 anos, nas comemorações do cinquentenário de Iomerê.

Famiglia Bellunese di Iomeré

Durante a permanência da delegação italiana na cidade, outro momento histórico ficou marcado: o reconhecimento oficial da Famiglia Bellunese di Iomeré pela Associação Bellunesi Nel Mondo. O ato de reconhecimento aconteceu no sábado, dia 09, com a entrega do estandarte oficial ao presidente da Família Bellunese de Iomerê, Yuri Piccoli Hentz, pelo presidente da Associação Bellunesi Nel Mondo, Oscar de Bona.

Ao oficializar o novo grupo, Oscar de Bona parabenizou Iomerê pela celeridade nos trâmites de constituição da associação, fato que acelerou também a assinatura do pacto de amizade. “Esse processo costuma demorar de 3 a 4 anos e Iomerê fez tudo em menos de 1 ano e meio; isto é inédito em nossa associação”, afirmou.

O presidente da Família Bellunese de Iomerê, Yuri Piccoli Hentz, creditou a rapidez na consolidação do termo ao apoio recebido da Administração Municipal e ao trabalho conjunto de todos os membros da associação, bem como a toda a população de Iomerê, que abraçou incondicionalmente o projeto. “Vimos algo que há muito não ocorria em Iomerê que foi a união de toda a comunidade em torno de um único objetivo; por isso – e pelo trabalho incansável da diretoria de nossa associação, conseguimos escrever mais este belíssimo capítulo da nossa história”, disse Hentz.