Estiagem: Iomerê em emergência

Iomerê está em situação de emergência em razão da estiagem que afeta o município e toda a região. O decreto foi baixado no dia 07/01/2022 e encaminhado para homologação nesta sexta-feira, 14/01/2022.

A precipitação abaixo da média na região Meio Oeste Catarinense verifica-se desde o segundo semestre de 2019, o que tem causado grande defasagem hídrica afetando diretamente o município.

Entre 2021 e neste mês de janeiro de 2022, a estiagem provocou prejuízos expressivos na pecuária e lavouras. Rios, açudes e nascentes estão com nível de água abaixo do normal, afetando também as reservas de água nos poços para consumo humano das famílias que residem e trabalham no meio rural.

Os prejuízos são expressivos, principalmente no milho. A colheita de silagem foi antecipada e a falta de água verifica-se no trato com os animais e para consumo humano. A Administração Municipal de Iomerê não tem medido esforços para amenizar a situação, transportando água para consumo animal à todas as áreas atingidas e água potável a famílias de Bom Sucesso.