Criando e Inventando com a leitura

Aconteceu no dia 18 de Abril, dia do aniversário do escritor Monteiro Lobato, no Auditório da Prefeitura Municipal um belíssimo concurso literário organizado pela direção, professoras e alunos do Centro Educacional Municipal de Iomerê.

Na oportunidade estiveram presentes alguns dos personagens mais famosos do escritor: a boneca Emília, que trouxe a Secretária de Educação Maria Inês C. Oltramari, o Visconde de Sabugosa, que acompanhou a Diretora da Epilca Geni Falchetti Cossul e a bruxinha Cuca, que entrou com o professor Renato Manenti, todos componentes do juri para a avaliação dos trabalhos.

Segundo as organizadoras, o objetivo da ação é incentivar o gosto pela leitura, enfatizando o Dia da Literatura Infantil. Cada turma confeccionou um livro infantil com o tema "Cidadania" e os mesmos foram apresentados para a comissão julgadora bem como para os demais alunos.

O 2º ano 01, coordenado pela professora Franciele M. Pasqual apresentou o livro "Zé Cidadão dando uma lição". O 2º ano 02 apresentou "O passeio de Serafina", organizado pela professora Tejiane Pastore.

A professora Vera Lúcia Vigolo, com os alunos do 3º ano 01 trouxe o livro "Os direitos da criança", enquanto os alunos do 3º ano 02, da professora Nádia Scur apresentaram o livro "Ser cidadão por um mundo melhor".

"Uma verdadeira democracia" foi o tema do livro da 3ª série 01, liderados pela professora Vânia Cella Petry, e a 3ª série 02 compôs a obra "Declaração universal dos direitos humanos" em parceria com a professora Valéria Di Domênico.

Para finalizar, os alunos da 4ª série, organizados pela professora Inês K. Mariani, trouxeram o trabalho "Cidadania todo dia".

Logo após as apresentações, os trabalhos foram expostos no hall de entrada da Prefeitura Municipal para a apreciação de toda a comunidade.

A 4ª série, da professora Inês foi a grande vitoriosa. A professora e todos os seus alunos receberam livros como prêmio. O segundo e o terceiro lugares ficaram para o 2º ano 01 da professora Franciele e o 2º ano 02 da professora Tejiane, respectivamente. Os três livros premiados farão apresentação na Epilca, em Bom Sucesso.