Iomerê realiza ações educativas em comemoração ao Dia Mundial da Saúde

A Secretaria de Saúde e Ação Social de Iomerê, realizou na terça-feira (7/4), ações educativas e preventivas em comemoração ao Dia Internacional da Saúde. Dentre os objetivos das atividades propostas pode-se destacar a conscientização sobre a importância de cada morador na prevenção de vários tipos de enfermidades e até mesmo de acidentes domésticos e de trânsito.

As ações ocorreram na Praça Central da cidade, onde foram montadas barracas para entrega de material informativo, distribuição de produtos naturais considerados remédios com grande poder preventivo e apresentado os doze programas de saúde preventiva disponibilizados pelo Governo Municipal

Segundo a secretária de Saúde Solange De Bortoli Beal, mostrar às pessoas os meios e remédios eficientes no tratamento preventivo é uma forma de capacitar a comunidade para atuar junto com o Município nas ações preventivas, para que as famílias adoeçam menos. “Nós vamos além de cuidar dos doentes. Precisamos cuidar também das pessoas para que não adoeçam”, lembra.

O prefeito Antoninho Baldissera (DEM) esteve presente, conversou com a população, ajudou na distribuição e na informação dos programas e instrumentos utilizados pelo Município para cuidar da saúde das pessoas. “É preciso ter saúde o suficiente para podermos aproveitar bem tudo o que recebemos da existência”, afirmou o Prefeito.

Entre os principais programas preventivos, Iomerê trabalha com a Saúde da Família – através do Programa da Saúde da Família –PSF; Vantagens da Amamentação, Razões para bons hábitos em Saúde Bucal, o câncer e seus fatores de risco, Iomerê longe do cigarro, vacinar é um ato de amor, dez mandamentos para Prevenção e Controle da Pressão Alta, animais peçonhentos, dez passos da alimentação saudável, orientações para diabéticos e câncer de mama.

Lembrando O Dia Mundial da Saúde, criado em 1948 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em razão da preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde da população mundial, bem como alertar sobre os principais problemas, Iomerê quer levar informações sobre higiene, doenças, dentre outros temas, pois dessa forma o governo municipal acredita fazer um trabalho preventivo e possibilitar aos iomerenses viverem cada vez melhor.

Oficialização da Pastoral da Saúde

Durante a programação foi oficializado início das atividades da Pastoral da Saúde no Município. Voluntárias passaram a fazer parte dos trabalhos e programas direcionados  para a prevenção e tratamentos da saúde dos iomerenses. O ato contou com a participação do Padre Camilo, pároco da cidade que destacou a importância das Pastorais na vida de uma comunidade. De acordo com o Padre, a Pastoral da Saúde será grande parceira do Município na busca de soluções para os problemas, especialmente de saúde da população.

Município aumenta tempo de atendimento na Saúde

O Dia Mundial da Saúde, comemorado no dia 07 de abril, foi à data de início da ampliação do tempo de atendimento na Unidade de Saúde de Iomerê. O Município aumentou das 08 horas para 12 o tempo de atendimento à população.

O novo horário de atendimento ao público, dará maior tranqüilidade aos moradores, especialmente do interior nos momentos que necessitarem de atendimento a saúde. O prefeito Antoninho Baldissera (DEM), explicou que a medida visa melhorar e ampliar os serviços prestados à população.

O Prefeito lembrou ainda que já foram feitas melhorias e investimentos na infra estrutura, com readequações do prédio da Unidade, com salas específicas para entrega de medicamentos, autorização e orientações dos exames entre outras coisas necessárias para um bom atendimento ao público.