Falta pouco para a Festa Julina

Faltam 20 dias para a Festa Julina de Iomerê, que volta a ser realizada depois de três anos. O evento, que acontece entre os dias 19 e 21 de julho, devendo reunir mais de 20 mil pessoas, configura-se em uma importante manifestação da cultura e dos costumes dos iomerenses e está sendo resgatada pela atual administração como forma de valorizar este tipo de manifestação.

Ela integra as festividades de aniversário de Iomerê, que neste ano está completando 18 anos de emancipação poítico-administrativa. A série de eventos inicia com o baile de escolha da rainha do município, no próximo dia 29 de junho. No dia 13 de julho, será realizado o Festival Gastronômico Sabores de Iomerê, quando cada comunidade vai elaborar pratos típicos. No cardápio, porco à pizza, à Linha Paulina, marreco recheado, costelão de gado, seco de cordeiro, macarronada e polenta.

Segundo o presidente da CCO, Douglas Zardo, todos os eventos foram pensados para valorizar a cultura dos iomerenses e, ao mesmo tempo, resgatar a Festa Julina. “Teremos atrações para todos os gostos, com variedade de opções musicais, artísticas, de gastronomia e outros”, enfatiza. Em meio à programação, no sábado(20) à tarde, haverá corte do bolo de 18 metros, que deve envolver toda a comunidade.

Na programação da Festa Julina, quem abre o palco principal é ma dupla Rômulo e Roni, na sexta-feira, dia 19. O acendimento da fogueira está programado para às 20h30 e o show pirotécnico, um dos pontos altos do evento, para as 23h30. O evento acontece nas imediações da igreja São Luiz Gonzaga, com barracas disponibilizadas no pátio e palco principal à sua frente, garantindo um bom espaço para o público se acomodar, durante os três dias de festa.

A FESTA JULINA

As tradicionais barraquinhas de produtos típicos da época serão novamente direcionadas para entidades do município e a fogueira será gigante, mantendo a característica das festas realizadas nos anos anteriores.

A Festa Junina de Iomerê até 1996, acontecia nos meses de junho, seguindo a tradição. Sua data foi alterada para que ela fosse comemorada juntamente com o aniversário do município. Municipalizada em 1997 ela foi uma das maiores festas do gênero na região, superando todas outras em número de visitantes.                Agora, com a sua realização, a administração quer recuperar este prestígio. Iniciada por alunos do antigo Colégio Agrícola de Videira(COAVI) na década de 80, tomou corpo em pouco tempo, sempre contando com grande envolvimento da comunidade. O público que passava por Iomerê durante a festa era oriundo de toda a região e vinha crescendo ano após ano, até quando ela era realizada.

SHOW DE FOGOS

O show pirotécnico deste ano deve ser uma atração à parte, nas noites de sexta-feira e sábado, durante a realização da Festa Julina. Tradicional em sua concepção, em 2013 deverá ter cerca de 20 minutos de duração em cada uma das apresentações.

Uma empresa especializada vai ser contratada para soltar os fogos e a intenção do município é usar tecnologia aliada à atração. O ponto de disparo será mantido defronte ao prédio da Prefeitura Municipal, que fica imediatamente ao alto, de onde a festa é realizada, dando visão privilegiada aos participantes.

ARRANCADÃO DE JERICO                Outro evento que será resgatado pela administração municipal é o Arrancadão de Jerico, que não foi realizado nos últimos quatro anos, depois de enorme sucesso em suas edições realizadas até 2008. Ele acontece no domingo, a partir das 13 horas e deverá contar com a participação de mais de 30 competidores de toda região.                “O jerico é o meio de transporte que muitas famílias utilizaram e ainda utilizam em suas propriedades e valorizar este veículo também é uma forma de prestigiar a nossa cultura”, enfatiza o presidente da CCO, Douglas Zardo. O arrancadão consiste em uma mini-corrida com distância pré-definida, onde os jericos disputam dois a dois, qual é mais rápido. A velocidade média é de 45 km/h.