Chuvarada coloca Iomerê em situação de emergência

(27 de abril de 2010- Assessoria de Imprensa)

A chuva que ocorreu em SC desde o meio da semana passada até o final desta segunda-feira (26) trouxe volumes extremamente elevados para maior parte dos Municípios. Em algumas cidades mais que o dobro do normal ocorreu e várias tiveram chuva acima da normalidade, como é o caso de Iomerê, que registrou grandes problemas na malha viária e nas propriedades rurais.

Na segunda-feira 25, a situação se gravou com uma enxurrada, atingindo parte do Município de Iomerê, especialmente na região de Bom Sucesso, que obrigou a Administração Municipal a declarar a existência de situação anormal provocada por desastre e caracterizada como situação de emergência.

A decisão que culminou com o ato administrativo assinado pelo prefeito Antoninho Baldissera atendeu recomendação da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, que avaliou e quantificou os efeitos dos estragos causados pela chuvarada.

O prefeito Baldissera disse estar preocupado com os resultados provocados pela força da água, tendo em vista que este é a terceiro decreto de situação de emergência declarado em Iomerê, em conseqüência de enxurradas. “O problema é que outra vez teremos que dedicar tempo e recursos públicos para recuperar as estradas, refazer pontes e pontilhões e viabilizar investimentos na frota de máquinas para atender a grande demanda de serviços necessários em obras no nosso interior”, afirmou o Prefeito.

Recuperação começou no mesmo dia

Após percorrer o Município e analisar os fatos assimilados com o relatório da Coordenação Municipal da Defesa Civil, o Prefeito Baldissera determinou à sua equipe início imediato das obras de recuperação da malha viária. Os maiores prejuízos estão concentrados nas pontes e em áreas por onde as estradas estão muito próximas do leito do rio, como é o caso da estrada principal entre os municípios de Iomerê e Treze Tílias.