Incentivo ao crescimento e desenvolvimento da pecuária leiteira

Seminário de incentivo da pecuária leiteira

Iomerê- A secretaria de Agricultura de Iomerê em parceria com o escritório local da Epagri promoveu na quinta-feira (18), no salão paroquial da cidade, o II Seminário do Leite. Na programação palestras, debates e trocas de informações sobre os avanços da pecuária leiteira apontaram meios para que o produtor possa ampliar a produção e obter maior rentabilidade na agricultura familiar.

Técnicos, produtores e autoridades públicas chegaram a um consenso de que através de eventos, como o seminário é possível buscar subsídios e novos conhecimentos para desenvolver e setor, ao mesmo tempo em que mostra caminhos para desenvolver políticas públicas voltadas para o desenvolvimento do agronegócio, capacitando  quem produz, para que o campo acompanhe os avanços tecnológicos e trabalhe com maior profissionalização das atividades praticadas.

Segundo o secretário de Agricultura, Juarez Borga, o objetivo é abrir debates e oferecer conceitos com informações mais atualizadas sobre a atividade leiteira, para que o setor possa ganhar maior espaço no setor produtivo local.

Antoninho Baldissera – prefeito de Iomerê destacou a importância do seminário, lembrando que a atividade leiteira é a segunda em movimento econômico agropecuário no município, perdendo apenas para a suinocultura. “Faz parte de nossa proposta de governo incentivar e motivar as pessoas a produzirem com maior eficiência e qualidade. Daí a necessidade de realizarmos eventos dessa natureza para que possamos aproximar novos conhecimentos de nossos produtores”, explicou Baldissera.

Para o médico veterinário da Epagri – Chapecó- Everton Poletto, que ministrou palestra sobre manejo de vacas gestantes no pré e pós parto, a melhor alternativa para obter maior lucro na produção de leite é investir em genética, pastagens e cuidados dos animais, antes e depois do parto. Ele diz que a regra é simples; quanto melhor for o manejo do animal maior será a quantidade e qualidade do leite produzido.

Darci Buffon, maior produtor de leite do Município, cerca de 22 mil litros mês, com 32 vacas, explica que a atividade é uma boa opção de subsistência na pequena propriedade. Lembra que o custo do litro está em torno de 35 centavos o litro, considerando que a indústria lhe paga cerca de 70 centavos o litro, o ganho real é de aproximadamente 35 centavos por cada litro produzido e vendido, ou seja, ganho de 50%. “Esse é um resultado que pode ser melhorado, com novos investimentos em genética e no manejo correto do rebanho, por isso entendo que o seminário é importante para que possamos voltar para casa com novos conhecimentos e colocá-los em prática”,afirma Buffon.

Pecuária leiteira em Iomerê

No município de Iomerê, o leite é o segundo produto em importância no movimento econômico das atividades agrícolas, perdendo apenas para o suíno, cujo, o município é a capital catarinense.

Cerca de 180 produtores vendem leite e recebem mensalmente pelo produto vendido, tendo dessa maneira uma entrada periódica de dinheiro na propriedade, que contribui para o sustento da família nos intervalos das safras anuais.

Em 2004 a produção de leite foi de 3.687,419, em 2008 passou para 5.932,227, aumento de 61% na produção. A meta da Administração Municipal é dobrar a produção nos próximos anos. No Brasil a atividade leiteira ocupa 19 milhões d hectares, é a terceira atividade em área, com um milhão de produtores responsáveis por 7,5% do PIB (Produto Interno Bruto) do agronegócio e é o sexto em importância no cenário nacional.