Agricultor inventa equipmento para reduzir custos no plantio de adubação verde

Iomerê- Produtores rurais e técnicos agrícolas do município de Iomerê participaram na terça-feira (09/06), de um dia de campo, realizado na comunidade de Linha São Roque, através da Secretaria Municipal de Agricultura do município em parceria com o escritório local da Epagri.

O objetivo foi conhecer um equipamento inventado pelo agricultor iomerense Adalberto Modena, para efetuar plantio de sementes destinadas a adubação verde, na mesma hora em que é feita a colheita do milho.

O equipamento fabricado com recursos do Programa Microbacias II, através do projeto de pesquisa participativa, com apoio do engenheiro agrônomo Remi Dambros e da Prefeitura de Iomerê, foi bem aceito pelos produtores rurais e deve passar por mais alguns ajustes para que possa ser utilizado em grande escala.

Segundo o extensionista da Epagri em Iomerê, Sandro Secco, o equipamento é acoplado à colheitadeira penha, para que o produtor possa efetuar o plantio de pastagens e adubação verde na mesma operação da colheita de milho. “Com isso, o agricultor economiza dinheiro, tempo e diminui a compactação do solo, pois, na mesma hora em que é feita a colheita do milho, o equipamento faz a semeadura da pastagem sem necessidade de novas operações”, explica Sandro.

O equipamento é de domínio publico e estará acessivel para que qualquer produtor possa copier. A estimative é que os custos de fabricação devem ficar próximo aos R$ 600,00 cada equipamento.