Pais e alunos de Iomerê participam de preparação da CONAE 2010

Iomerê- (quarta-feira 24)- A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte realizou nesta semana eventos internos com professores, alunos e pais das escolas, com objetivo de informar à comunidade sobre a realização da CONAE (Conferência Nacional de Educação), que será desenvolvida em Iomerê, no mês julho- etapa municipal; em nível regional em agosto; estadual em outubro e no mês de abril de 2010 nacional.

Nesse momento, segundo a Secretária de Educação de Iomerê – Inês Kumiechik Mariani, o objetivo é ouvir toda a comunidade, para que o Município possa debater e elaborar políticas públicas voltadas à educação e fazer parte da CONAE, para que a partir de 2011, o País consiga construir um sistema nacional articulado de educação. Ela lembra que por ser uma etapa preparatória, as escolas devem debater e estudar os conteúdos dos seis eixos temáticos da Conferência.

A etapa na escola, como ocorreu nesta semana em Iomerê, deve acontecer em todas as escolas de educação básica, profissional e superior das redes públicas e privadas do Brasil.  É um momento em que os profissionais da educação, alunos e pais tomam conhecimento dos objetivos, temas e etapas da CONAE para incentivar a participação na etapa municipal, que deve ser aberta a toda comunidades escolar e sociedade em geral.

O prazo para os 293 municípios de Santa Catarina realizarem as suas conferencias é até 15 de julho e deve envolver mais de 100 mil pessoas.  Em Iomerê a data estipulada pela Administração Municipal para realização é 09 de julho. No mês de agosto realiza-se mais de 30 Conferencias Regionais com o envolvimento de mais de 8 mil pessoas eleitas nas conferencias municipais e em outubro, de 13 a 15, será a  conferencia estadual com a presença de mais de mil pessoas.

A Conferencia Nacional de Educação – CONAE para abril de 2010 deverá contar com uma participação ampla e representativa das várias instituições federais, estaduais e municipais, organizações, entidades e segmentos sociais; de representantes dos poderes executivo, legislativo e judiciário; dos sistemas de ensino; das entidades de trabalhadores da educação; de empresários; de órgãos públicos; de entidades e organizações de pais e de estudantes; da sociedade civil; dos movimentos em defesa da educação e de afirmação da diversidade; dos conselhos de educação e de organismos internacionais.