Professores aprendem como combater o stress
Professores aprendem como combater o stress
Videira- Profissionais da Educação da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (AMARP) participaram nesta sexta-feira (07), na cidade de Iomerê e Curitibanos, de um ciclo de palestras através do Programa Transforma ministrado pela equipe técnica do Instituto Visão Futuro, com objetivo de encontrar alternativas para combater o stress da profissão.
O Programa Transforma é um conjunto de estratégias para introduzir mudanças mais eficientes e conscientes nas organizações, gerando uma nova cultura de sinergia entre o indivíduo, a equipe, a instituição e a comunidade.
De acordo com a Secretária de Educação de Iomerê, Inês Kumiechik Mariani, as palestras e debates entre os educadores contribui para que os profissionais possam desenvolver novas técnicas e conhecer melhor as origens do stress e como combater esse grande mal do século.
Mudanças cada vez mais rápidas causam o que foi chamado de “epidemia” da época moderna: STRESS. 70% das consultas médicas no Brasil têm como causa o stress… fadiga, dor de cabeça, dores musculares, palpitações, problemas emocionais, tonturas, problemas respiratórios, falta de apetite, problemas sexuais, hipertensão, e mesmo ataque cardíaco e câncer.
Como o stress afeta até a altura dos filhos: eles crescem menos em famílias tensas (pesquisas nos EUA revelam que os hormônios do stress inibem o fluxo normal dos hormônios de crescimento), e isso acaba afunilando os problemas no ambiente escolar. Daí, os Professores são alvos de um bombardeio de agravantes, que em muitos casos levam o Educador a vulnerabilidade da enfermidade.
De acordo com os conteúdos trazidos pelos palestrantes, também dentro dessa crise existe uma grande oportunidade – para a transformação. A crise mobiliza energia, quebra antigas estruturas e padrões, provoca um despertar mais amplo de consciência. Uma nova estabilidade mais elevada, mais harmônica que a anterior.
Atitude é tudo
Todas as pesquisas sobre stress mostram que o mais importante não é o stress em si – e sim a resposta dada ao stress. A diferença entre a tensão criadora, positiva e o stress que paralisa e mata, é a própria atitude da pessoa. No final do curso, todos entenderam que a atitude certa pode não só controlar o stress, mas utilizá-lo para o crescimento, para desenvolver inúmeras potencialidades.
A meta é introduzir técnicas práticas para o Professor usar o stress a seu favor. Como estimular o que os médicos chamam a “resposta de relaxamento” que diminui os hormônios do stress e ajuda a transcender a raiva, medo, nervosismo e depressão. Como achar o centro de estabilidade e tranquilidade dentro de si, para pensar e atuar com maior clareza e criatividade. Como responder às mudanças aceleradas nessa “era de incerteza” com mentes abertas e flexíveis.
Especialistas afirmam que o stress pode se transformar de um gasto emocional e físico, de uma crise desesperada, em uma oportunidade positiva. Uma oportunidade para redefinir nossas vidas de uma forma mais sábia. Para estabelecer um equilíbrio harmonioso e desenvolver novas estratégias pessoais e sociais. Para perceber, no fundo do coração, que “o universo conspira a nosso favor”.