História do Contestado será destaque no Sete de Setembro em Iomerê

Iomerê- 20/08/09- A secretaria municipal de Educação, Cultura e Esportes da cidade de Iomerê está trabalhando junto às instituições de ensino e irá inserir na programação da Semana da Pátria e no Ato Cívico do dia Sete de Setembro, a história da Guerra do Contestado.

De acordo com a Secretária de Educação de Iomerê, Inês Kumiechik Mariani, profissionais de um grupo teatral da cidade de Fraiburgo ministrará palestras aos alunos, nas escolas, durante a Semana da Pátria e no dia Sete de Setembro, fará uma encenação teatral sobre a guerra do Contestado.

O objetivo do poder público municipal é oportunizar aos estudantes e a comunidade, um pouco mais sobre os costumes e fatos ocorridos na região decorrente do conflito armado do Contestado e valorizar a cultura regional

Durante a Semana da Pátria, as Escolas realizarão manifestações e promoverão atos cívicos todos os dias alusivos a independência do País, com hasteamento e ariamento das Bandeiras. No dia Sete de Setembro, dia da Independência do Brasil, o Ato Cívico será realizado a partir das 14 horas no ginásio da Escola de Educação Básica Frei Evaristo.

A programação contempla, além da encenação,  interpretação dos Hinos Oficiais da Independência, Nacional, do Estado de Santa Catarina e do município de Iomerê pelos alunos das escolas. A Administração Municipal irá disponibilizar transporte das comunidades do interior do município.