Homenagem cívica e cultural marca o 7 de Setembro em Iomerê

O prefeito Antoninho Baldissera prestigiou Ato Cívico alusivo a Independência do Brasil, na segunda-feira Sete de Setembro, no ginásio municipal Cesar Antonio de Oliveira.

Dividido em duas partes, uma civil e outra cultural, a solenidade teve a participação de um grande público que lotou o ginásio. Houve momentos de muita emoção com interpretação dos Hinos do Município de Iomerê, do Estado de Santa Catarina, do Brasil e da Independência, e especialmente com a encenação de uma peça teatral – Contestado Vida e Realidade, apresentada pelo Grupo de Dança Sangue Jagunço da cidade de Fraiburgo.

O prefeito Baldissera elogiou as apresentações e parabenizou a organização, com destaque para a criatividade e qualidade das interpretações dos Hinos, pelos alunos das escolas e pela escolha da peça teatral sobre a Guerra do Contestado, onde o público vibrou e se emocionou com as cenas retratando a luta de um povo para defender suas terras e seus ideais. -A independência é uma construção que se faz ao longo da vida e da história, não é um ato que ocorreu num determinado dia em determinado lugar, no caso brasileiro sete de setembro de 1822 as margens do Rio Ipiranga. Penso que a palavra certa seja interdependência, um precisa do outro e só conquistaremos na sua plenitude, quando, nosso País for capaz de dar a todos os brasileiros, educação, moradia, qualidade de vida, quando nenhum brasileiro passar necessidade, e ter segurança de que um futuro está garantido-, destacou o Prefeito.

A secretária de Educação do município, Inês Kumiechick Mariani enalteceu a comunidade iomerense pela participação, disse que o Sete de Setembro não representa apenas as comemorações do grito do Ipiranga, mas sim a independência política ideológica dos interesses sócio econômico da população, lembrando que tudo está inserido no processo educacional. -É um momento de refletir, de incentivar e desenvolver o espírito criador e inovador nas crianças, aquele espírito patriótico de nação de Brasil, de Estado de Santa Catarina e de município de Iomerê, que é nosso maior exemplo de Independência, que hoje caminha com pernas próprias e muito bem, graças ao espírito de independência e de inovação de pessoas que a 15, 20 anos atrás acreditaram na possibilidade de fazer Iomerê município-, disse a Secretária.  A festa da Independência dos iomerenses foi encerrada com a união dos povos e confraternização de estudantes autoridades e do público que assistiu as comemorações da Independência. Junto ao Prefeito Baldissera na tribuna de honra, estavam a presidente do Poder Legislativo e os demais Vereadores, Secretários Municipais, representantes da Igreja, das Polícias Civis e Militares e das instituições de ensino.