Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil

Iomerê- 15/09/09– A Secretaria municipal de Saúde começou nesta segunda-feira (14) a segunda etapa de vacinação contra a paralisia infantil. A vacina será para crianças de zero a 4 anos. A meta da Secretaria é imunizar 100% da população da faixa etária. Para isso, a Administração Municipal disponibilizou postos de atendimento na Unidade Sanitária – de 14 a 25 de setembro, sendo que no dia 19 – sábado das 08h00min às 17h00min horas será realizado uma grande mobilização, o denominado dia “D”.

De acordo com a enfermeira responsável pela campanha, Dirce Simionato Modena, serão ainda designados postos de vacinação na Linha Paulina- no dia 19 e no dias 16, 18 e 23 na comunidade de Bom Sucesso.

Segundo a Secretaria, é importante que todas as crianças até quatro anos tomem a "gotinha". A única contraindicação, de acordo com a secretaria, é para crianças que estejam com alguma doença grave. “Pais tragam seus filhos com a carteirinha, não dá pra vacilar, mais uma vez tem que vacinar”, destaca a Enfermeira.

A paralisia infantil, ou poliomielite, é uma doença infecto-contagiosa aguda transmitida por vírus que age como infecção inaparente ou sob forma paralítica, podendo provocar sequelas permanentes ou até mesmo levar à morte. Há 20 anos, a poliomielite está erradicada no país e, para que continue assim, a vacinação anual é muito importante.