Prefeitura distribui ordem de retirada de calcário

Prefeitura distribui ordem de retirada de calcárioIomerê- A secretaria municipal de Agricultura em parceria com o escritório local da Epagri está gerenciando os cadastros e entrega de ordens para retirada de calcário para o ano de 2009. As autorizações, para retirada do minério nas mineradoras (uma do Paraná e duas em Santa Catarina) estão sendo liberadas mediante a apresentação de Bloco de Notas de Produtor Rural e de análise de solo recente que comprove a deficiência. De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Juarez Borga, os agricultores que ainda não fizeram cadastro poderão fazê-lo junto a Prefeitura até mês de setembro próximo.A distribuição de calcário faz parte de um programa em parceria do Governo do Estado com a prefeitura para viabilizar a conservação e a melhoria da qualidade do solo através da distribuição de calcário gratuita aos produtores rurais. Os agricultores pagarão apenas o frete do transporte do calcário da mineradora até sua propriedade.De acordo com Borga, o uso de calcário para correção do solo é importante  para aumentar a produtividade com ganho na relação custo benefício da agregação de valores na produtividade, através da correção da acidez do terreno.