Iomerê reivindica ao Estado investimentos na área da Educação

20/01/2010-

O município de  Iomerê esta pleiteando recursos  junto ao governo do estado de Santa Catarina para construção de um novo prédio  da Escola Frei Evaristo. O projeto já foi protocolado junto a SDR e na terça-feira (19) o prefeito  Antoninho Baldissera, manteve audiência em Florianópolis com o secretário de Estado da Educação Paulo Bauer, quando  junto com o Secretário de Desenvolvimento Regional de Videira- Natalino Lazare apresentaram o projeto da nova construção.

Orçado em aproximadamente R$ 2,7 milhões, o investimento é uma necessidade urgente para Iomerê. A antiga estrutura física da Escola, com mais de 60 anos, já não oferece condições de atender o Ensino Fundamental e Médio ministrado no espaço físico, tanto pelo Estado quanto pelo Município. “O prédio apresenta uma série de problemas, com infiltração, rachaduras, parte hidráulica comprometida, teto com muitas goteiras, salas impróprias, banheiros interditados e tantos outros que tornam a construção insegura, desconfortável e até imprópria para  que estudantes e professores possam freqüentar os bancos escolares”, explicou o Prefeito.

De acordo com Baldissera, o Secretário de Estado da Educação foi categórico ao afirmar que os investimentos podem ser liberados ainda neste ano. Para tanto, o Projeto foi colocado na primeira fila e recebeu o status de prioritário  por parte do Estado  na área de abrangência da SDR de Videira.

Ensino Técnico Profissionalizante

Paralelo ao projeto da construção de um novo prédio para a Escola Frei Evaristo, o Município de Iomerê quer instituir um novo programa educacional voltado para a capacitação do adolescente ao mesmo tempo em que o aluno freqüente o Ensino Fundamental e Médio na cidade.

A proposta defendida pelo Prefeito Antoninho Baldissera, possibilitará a Escola Pública ofertar ensino articulado, como já acontece em outras instituições , a exemplo do SENAI. O objetivo é trabalhar em parceria com o Estado e até mesmo com outros municípios para instituir um novo e moderno sistema de Ensino Técnico e Profissionalizante. Baldissera lembra que o atual sistema precisa ser inovado e buscar através do Ensino Fundamental e Médio oportunidades para que o aluno possa obter novos conceitos e conhecimentos capazes de alem de preparar o estudante para o ingresso no Ensino Superior, dotá-los para dar os primeiros passos na vida profissional.

A proposta deve ganhar força neste ano junto a Gerencia Regional de Educação e poderá em pouco tempo ser aplicada nos bancos escolares do Município.