Prefeitura perfura poço profundo para abastecer Iomerê com água de qualidade

17/02/2010

Com orçamento estimado na casa dos R$ 228.000,00, a Prefeitura de Iomerê está investindo na captação de água do Aquífero Guarani, com objetivo de abastecer a população do perímetro urbano da cidade e parte do interior do Município.

A perfuração do poço profundo já foi realizada na semana passada, e segundo a equipe técnica, a princípio a produção do poço é de aproximadamente 50 mil litros por hora. Os testes conclusivos serão feitos na próxima semana, por meio de equipamentos especiais, quando a Administração Municipal saberá com precisão qual a capacidade de vazão do poço.

De acordo com o prefeito Antoninho Baldissera, a meta da Prefeitura é disponibilizar a água para a rede de distribuição na cidade e para abastecer propriedades rurais e granjas de suínos. Porem lembra para que a água do Aquífero Guarani chegue às torneiras das famílias do perímetro urbano dependerá da boa vontade da CASAN, que é a Estatal detentora da concessão do sistema de captação, tratamento e distribuição de água na cidade de Iomerê.

Baldissera já manteve várias audiências com gerentes e diretores da CASAN, tanto da regional como estadual, e até mesmo com o próprio presidente da Empresa- Valmor de Luca, para tentar viabilizar parceria neste sentido. “Como havíamos prometido, perfuramos o poço e pelo que se constata, embora que de forma extra-oficial, a produção é grande e suficiente para abastecer toda a cidade e as granjas do interior. Portanto, agora precisamos que a CASAN viabilize essa água para a rede de distribuição”, explicou Baldissera.

A população da cidade de Iomerê consome cerca de 150 mil litros de água no Inverno e aproximadamente 180 na alta temporada de calor por dia. Considerando um cálculo estimado de 50 mil litros por hora, o poço perfurado pela Prefeitura terá plenas condições de abastecer a cidade com apenas quatro horas de vazão. Sobrariam as outras 20 horas por dia para abastecer as propriedades rurais e granjas de suínos.