PREFEITURA AMPLIA TERCEIRIZAÇÃO DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS

17/02/2010

Diante da necessidade em auxiliar os produtores rurais de Iomerê, a Administração Municipal, a partir de processo licitatório, aumentou a oferta de serviços com máquinas agrícolas terceirizadas, com desconto no valor de hora/máquina de 50%. Passando das 2.400 horas em 2009 para três mil neste ano.

Para o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Juarez Borga, os números de horas de máquinas subsidiadas aos agricultores do município representam uma forma eficiente de apoiar os agricultores na realização de tarefas nas propriedades. “Esse é um motivo para comemorarmos, pois existe uma enorme demanda de trabalhos, especialmente com trator de pneu, por isso, ampliamos o número de horas para atendermos aos pedidos dos produtores”, explica o Secretário.

Pelos números da Secretaria de Agricultura, a terceirização possibilitará realizar serviços de plantio da safra de grãos, colheita de milho e de silagens, executar trabalhos de grade aradora e distribuição de adubo orgânico. Para ter acesso aos serviços das máquinas terceirizadas o agricultor precisa formular o pedido junto a Secretaria de Agricultura com antecedência, para que a empresa responsável pelos trabalhos possa elaborar cronograma de trabalho.

Quanto ao investimento de recursos públicos, o Município arca com 50% do valor da hora/máquina estimado em R$ 66,00 a hora. Na avaliação da Administração Municipal, o investimento é justo e
necessário, pois o setor primário é responsável por uma boa fatia da movimentação da economia de Iomerê.