Pecuária leiteira cresce 30% ao ano e potencializa o agronegócio iomerense

Profissionalização do setor aliado a incentivos públicos faz do leite o segundo produto na cadeia produtiva do movimento econômico do município de Iomerê, com novas oportunidades de emprego e renda com sustentabilidade nas propriedades agrícolas.

Os números da evolução na produção de leite do município apresentado no

4º Seminário do Leite de Iomerê, realizado na terça-feira, 05 de julho, mostram a viabilidade e o sucesso da pecuária leiteira local, além de provar que a solução para aumentar a renda nas propriedades agrícolas está na profissionalização do homem do campo e na aplicação de políticas públicas eficientes, para que as famílias, que vivem na roça, possam continuar trabalhando com resultados positivos no bolso no final do mês.

Esta foi a base do Seminário promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com o escritório local da Epagri e parceiros da iniciativa privada. O evento reuniu mais de duzentas pessoas, entre produtores rurais, técnicos agrícolas, estudantes e autoridades de vários municípios da região do Alto Vale do Rio do Peixe.

Após conhecer os números da atividade leiteira de Iomerê, o público recebeu uma carga de informações e dados por meio de palestras com renomados profissionais ligados a pecuária leiteira, voltando para suas casas com conhecimentos e motivados para colocar em prática novos conceitos e métodos capazes de aumentar a produção com redução de gastos, que é o objetivo de quem aposta na criação de vacas para vender leite e viver com dignidade no campo.

Para o Prefeito de Iomerê, Antoninho Baldissera, o Seminário que está na quarta edição, é uma das formas do Poder Público mostrar ao público as novidades para o setor e aproximar dos produtores conhecimentos para que a agricultura familiar possa investir de acordo com a evolução exigida para se obter bons resultado na hora de comercializar a produção. Baldissera anunciou novos investimentos para o setor, a exemplo do que a Prefeitura já fez, com distribuição de máquinas, equipamentos e subsídios para auxiliar os agricultores na hora de plantar e colher. “ Vamos incrementar as políticas públicas para o setor e já adiantamos a distribuição de sementes para formação de pastagens nas propriedades agrícolas. Estamos confiantes e sabemos do potencial de nossos agricultores, pois os números mostram o crescimento superior a 30% ao ano, o que coloca a atividade leiteira em segundo lugar no nosso Município, atrás apenas da suinocultura”, explica o Prefeito.

Juarez Nicolau Borga – Secretário de Agricultura de Iomerê, atribui à evolução da produção leiteira e a capacidade técnica e determinação dos agricultores e as políticas públicas colocadas em prática pela Administração Municipal, com objetivo de dar suporte técnico e apoio à produção agrícola. “Temos certeza que a atividade vai crescer muito mais nos próximos anos, pois estamos apostando na capacitação dos agricultores, como exemplo, o 40 Seminário do Leite, e agora muito mais com o Programa “Balde Cheio” colocado em prática neste ano pelo Município, onde o Executivo Municipal aposta na evolução técnica para que o setor avance em conhecimento e consiga produzir mais com menor custo, com isto, temos certeza que a rentabilidade será bem melhor nos próximos anos”, afirmou Juarez.

EVOLUÇÃO DA PRODUÇÃO DE LEITE NO MUNICÍPIO DE IOMERÊ

Em 2008 a pecuária leiteira local produziu 5.260.000 litros, uma média de 14.410 por mês. Em 2009 passou para 6.150.000, cerca de 17 mil/mês – crescimento de 16,92%. Em 2010 a produção saltou ara 8.268.000 litros, média de  22.652 mês, crescimento de 34,43%.

O interior do Município é formado por 318 propriedades agrícolas, das quais 170  – (53,46%) produzem leite, ocupando uma área de 3.167 hectares. O rebanho é formado por 2.415 vacas, responsáveis por uma produção média diária de 12,45 litros.

Fonte: Censo Agropecuário Iomerê/2010