Iomerê diz o que deseja do SUS em Conferência da Saúde

Implantar política de capacitação e qualificação permanente para os conselheiros de saúde, bem como para os servidores da saúde; implantar a REMUME (relação municipal de medicamentos) com padronização de medicamentos municipal; criar o PCCS para a saúde; implantar política de educação em saúde pautada no auto cuidado (trabalhos preventivos) e adequar as Unidades de saúde pela legislação que trata da acessibilidade foram as principais propostas elencadas e aprovadas pela comunidade de Iomerê, na 3 a Conferência Municipal da Saúde, realizada no Município no dia 28 de junho de 2011.

Na mesma data a sociedade local em conjunto com as autoridades Municipais aprovaram as propostas em que Iomerê sugere para a região, com destaque para rever com prioridade os incentivos para as equipes Saúde da Família; aprovar em caráter de urgência o projeto de lei que regulamenta a PEC 29; implantação de um centro de especialidades médicas e exames de média e alta complexidade na região;  revisão imediata dos valores administrados na tabela do SUS – (SIGTAP) e garantia de atendimento com mais conforto para  ao acompanhante do usuário do SUS em todos os níveis de atenção, mais especificamente aquele que acompanha o paciente internado, evitando que o mesmo fique vários dias dormindo em cadeira desconfortável e prejudicando a saúde do acompanhante.

As propostas acima citadas é o resultado de reuniões, debates e muito diálogo da Administração Municipal, através dos profissionais da Saúde com todas as comunidades, em pré-conferências, para que na Conferência os delegados de cada comunidade pudessem eleger as prioridades e apontar os rumos desejados para o Sistema Único de Saúde (SUS), para atender as reais necessidades da população.

As Conferências Municipais, Estaduais e Federal da Saúde,  acontecem a cada quatro anos e este ano a meta dos conferencistas foi a reflexão sobre a situação da saúde da comunidade. Segundo a Secretária Municipal de Saúde e Ação Social, Solange De Bortoli Beal, são espaços democráticos de construção de Políticas Públicas voltadas às necessidades e demandas da população. O capítulo II, Art. 196 da Constituição Federal, estabelece como um dos princípios fundamentais do SUS, a participação da comunidade, com objetivo de confirmar o correto, modificar o errado e construir o novo.

As prioridades apontadas em Iomerê devem fazer parte dos debates da fase Estadual da Conferência programada para acontecer em Florianópolis nos dias 21 e 22 de setembro próximo.